Topo

Seleção faz 1º treino para Eliminatórias com 13 em campo e foco no ataque

Casemiro durante o treinamento de hoje (30) seleção brasileira no CT Joaquim Grava - Lucas Figueiredo/CBF
Casemiro durante o treinamento de hoje (30) seleção brasileira no CT Joaquim Grava Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

30/08/2021 17h20

A seleção brasileira fez na tarde de hoje (30) o primeiro de três treinamentos que antecedem a partida contra o Chile, pela nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. O compromisso será na quinta-feira (2), às 22h, no Estádio Monumental de Santiago.

O técnico Tite pôde contar com apenas 13 jogadores em campo no CT Joaquim Grava, em São Paulo. Além dos três goleiros (Éverson, Santos e Weverton), dez jogadores de linha participaram da maior parte das atividades: Daniel Alves, Éder Militão, Casemiro, Bruno Guimarães, Claudinho, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro, Vini Jr, Malcom e Matheus Cunha.

Depois do aquecimento, os jogadores participaram de um treino tático que consistiu numa movimentação ofensiva no chamado último terço do gramado, com trocas de passe em velocidade, posicionamento e finalizações. Na sequência, ainda estava preparado um trabalho focado em chutes a gol com Bruno Guimarães, Claudinho, Daniel Alves, Lucas Paquetá e Malcom. O fundamento treinado neste primeiro dia é coerente com o momento de baixa que vive o ataque da seleção brasileira.

Tite - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Tite comandou os trabalhos nesta segunda-feira
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Os outros 11 jogadores do elenco não treinaram em campo por diferentes razões. Marquinhos e Neymar ainda não se apresentaram depois da viagem da França e são esperados até amanhã (31); Gérson chegou ao Brasil mais ou menos no horário do treino e foi direto para o hotel da delegação ser submetido a exame de covid-19; e Danilo e Alex Sandro ficaram só na academia depois de viajarem da Itália.

Por fim, Guilherme Arana, Lucas Veríssimo, Miranda, Edenilson, Gabigol e Hulk - a maioria que jogou ontem pelo Brasileirão - apenas correram ao redor do gramado do CT do Corinthians para não se desgastarem fisicamente. Ainda há treinamentos previstos para terça-feira, às 16h, e quarta, às 10h30, antes da viagem para Santiago. A escalação não está definida.

Além do Chile na quinta-feira, o Brasil enfrenta Argentina e Peru nos dias 5 e 9, respectivamente, como mandante. O time lidera as Eliminatórias com 100% de aproveitamento nos seis jogos disputados até agora.