Topo

Na seleção, Arana elogia "velho de casa" Hulk e avisa: "Quero meu espaço"

Tite cumprimenta Guilherme Arana durante a apresentação da seleção brasileira, hoje (30), em São Paulo - Lucas Figueiredo/CBF
Tite cumprimenta Guilherme Arana durante a apresentação da seleção brasileira, hoje (30), em São Paulo Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

30/08/2021 15h14

O lateral-esquerdo Guilherme Arana está em sua segunda convocação para a seleção brasileira e sonha em ter oportunidades nos três jogos de setembro pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar, contra Chile, Argentina e Peru. Ele venceu a concorrência com Renan Lodi, que nem sequer foi convocado desta vez, e agora disputa posição com Alex Sandro.

"Estou preparado, trabalho muito forte para esses momentos, é uma oportunidade. Se ele [Tite] precisar de mim pode ter certeza que estou preparado para dar o melhor", disse o jogador do Atlético-MG em entrevista coletiva concedida hoje (30), em São Paulo.

Arana também comemorou o fato de estar na atual lista de convocados, ao contrário de Lodi, a um ano e dois meses da Copa do Mundo: "Renan Lodi é um excelente jogador, só que todo mundo quer seu espaço e como foi falado na pergunta é uma disputa sadia. Quero meu espaço, ele também quer o dele. Que possamos fazer grandes jogos e aí fica a critério do professor Tite (...) Para falar de Copa do Mundo está muito cedo, quero aproveitar a oportunidade, continuar fazendo o bom trabalho no meu clube e lá na frente pensamos nisso."

O lateral-esquerdo do Atlético-MG é muito conhecido por suas características ofensivas. Foi quase alinhado com os atacantes que ele foi um dos personagens principais da conquista do ouro olímpico no Japão. Apesar de Tite também ser adepto do ofensivo esquema tático 3-2-5 que escala um dos laterais como ponta quando o time tem a posse de bola, também haverá exigências defensivas na seleção.

"Ainda não tive a oportunidade de conversar com o professor Tite. Uma das minhas características é a parte ofensiva, mas minha função também é de defender, manter a sustentação na zaga, como o professor Tite gosta bastante. Estou aqui para me adaptar ao estilo de jogo dele. Já tive oportunidade de trabalhar com ele quando comecei no profissional, então a adaptação vai ser rápida e espero aproveitar a oportunidade. O mais rápido possível que eu me adaptar vou desempenhar o futebol que tenho feito no meu clube aqui na seleção também."

Arana - Reprodução/CBF TV - Reprodução/CBF TV
Guilherme Arana durante entrevista coletiva de hoje (30) na seleção brasileira
Imagem: Reprodução/CBF TV

Parceria com Hulk

Além de Arana, o Atlético-MG também teve entre os convocados da seleção o goleiro Éverson e o atacante Hulk, que estão em destaque nesta temporada. "Feliz pelos dois. O Everson é a primeira vez que está chegando na seleção, vem de uma grande temporada e está muito bem. O Hulk já é velho de casa, não tem o que falar, está fazendo muitos gols e sendo diferencial dentro do Atlético-MG. Essa oportunidade para ele é muito válida e é um companheiro que concentramos juntos no Atlético e ele conta histórias. Máximo respeito", elogiou o lateral.

Hulk - Pedro Souza/Atlético - Pedro Souza/Atlético
Hulk tem 19 gols em 43 jogos no ano
Imagem: Pedro Souza/Atlético

O Atlético-MG é o atual líder do Campeonato Brasileiro e também briga pelas conquistas da Copa do Brasil (quartas de final) e da Libertadores (semifinal), num ano especial sob o comando de Cuca. Segundo Guilherme Arana, estar num time tão competitivo o deixa mais próximo da seleção.

"O Atlético foi o clube que abriu as portas para que eu retornasse ao Brasil, o que deu confiança ao meu futebol. Venho fazendo uma grande temporada, ano passado também fiz grandes jogos e tive a oportunidade de ser convocado nas Eliminatórias. O Atlético tem essa parcela da confiança no meu trabalho. Quando a gente está bem sabemos que o professor Tite está acompanhando e não foi diferente desta vez. Espero manter essa regularidade e me manter aqui na seleção."