Topo

Fluminense bate Bahia e encerra jejum de vitórias no Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

30/08/2021 20h58

O Fluminense conseguiu se recuperar no Campeonato Brasileiro. O Tricolor derrotou o Bahia por 2 a 0, hoje (30), no Maracanã, e voltou a vencer depois de 50 dias na competição. Lucca, em cobrança de falta, e Bobadilla marcaram os gols decisivos.

O Fluminense não vencia há cinco partidas no Brasileirão. A equipe tricolor vinha de empate com o Atlético-MG, mas, antes disso perdeu para Grêmio, Palmeiras, América-MG e Internacional. O último triunfo havia sido em 10 de julho, por 2 a 1 contra o Sport. Curiosamente, os dois gols marcados na ocasião também foram de Lucca. Considerando todos os torneios em disputa, o jejum tricolor era de seis jogos.

Com o resultado, o Fluminense respirou na tabela de classificação. O time dirigido por Marcão chegou aos 21 pontos e ocupa a 13ª colocação, com 17 jogos. O Bahia, que só ganhou um ponto nas últimas oito partidas, continua em situação complicada, ocupando o 16º lugar, com 18 pontos em 18 partidas.

O próximo jogo do Fluminense acontece nesta quinta-feira (2), contra o Juventude, novamente no Maracanã, em partida atrasada da 14ª rodada. O Bahia só volta a atuar no sábado (4), no estádio Pituaçu, em Salvador (BA), contra o Fortaleza.

Monotonia toma conta do jogo

O duelo tricolor começou vazio de lances perigosos. Com uma forte disputa no meio-campo, a criatividade de ambas as equipes não apareceu. E a prova disso foi o primeiro chute a gol dado apenas aos 19 minutos, com Martinelli, que, de fora da área, mandou por cima do gol.

Gilberto é o primeiro a assustar

Um dos artilheiros do Brasileirão, Gilberto foi o primeiro a protagonizar um lance de emoção no Maracanã. Em boa jogada de Lucas Mugni pela esquerda, ele fez um cruzamento rasteiro para o meio da área. Gilberto se antecipou a Luccas Claro, desviou e viu a bola passar pela direita, aos 22 minutos.

Fred dá o troco para os cariocas

Parecia que o Fluminense esperou o Bahia se lançar para ter também sua primeira chance de gol. E ela começou nos pés do colombiano Jhon Arias, que estreou como titular com a camisa do Fluminense. Ele acionou Fred e fez boa tabela com o ídolo tricolor. Da marca de pênalti, o centroavante girou e chutou em cima do goleiro do Bahia aos 25 minutos.

Lucca volta a marcar pelo Flu

Não é que o Fluminense fosse muito agressivo em campo. Mas conseguiu abrir o placar aos 35 minutos, numa cobrança de falta de Lucca, acertando o ângulo direito de Matheus Teixeira. Esse foi o terceiro gol dele no Brasileirão. Os outros dois haviam saído justamente na última vitória do Tricolor na competição, contra o Sport, na Ilha do Retiro.

VAR anula segundo gol

O panorama do jogo não se alterou no segundo tempo. Seguia uma partida fraca e de pouca inspiração no Maracanã. Mesmo assim, o Fluminense quase ampliou a vantagem aos 7 minutos, quando Fred desviou para o gol um cruzamento de Samuel Xavier. No entanto, o lance foi invalidado por impedimento após consulta ao VAR.

Jogo sem imaginação

O gol anulado do Fluminense foi a única jogada bem armada nos primeiros 30 minutos. O Bahia tentava jogar pelos lados, mas esbarrava na forte marcação. E com isso, seu melhor lance saiu em um chute de Rodriguinho da intermediária. Mas Marcos Felipe caiu bem para fazer a fácil defesa no canto esquerdo.

A trave salva e Bobadilla resolve

Mais desgastado fisicamente, o Fluminense foi pressionado pelo Bahia nos 15 minutos finais. E um dos lances de perigo gerou um escanteio para o Bahia. Na cobrança, Rossi encontrou Luiz Otávio, que cabeceou no travessão, após saída do gol desastrada de Marcos Felipe. Três minutos depois, o Bahia teve nova boa chance para empatar. Após cruzamento da esquerda, Egídio chutou a queima-roupa, mas Marcos Felipe fez grande defesa, com a bola batendo no travessão antes de ir para escanteio.

Nos acréscimos, para assegurar de vez a vitória, o Fluminense ampliou em mais um lance de bola parada. Cazares cobrou falta para exigir grande defesa de Matheus Teixeira. No rebote, Bobadilla, que havia entrado no lugar de Fred, trombou com os zagueiros, levou a melhor e definiu o 2 a 0.

Ficha técnica

Fluminense 2 x 0 Bahia
Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 30 de agosto de 2021 (segunda-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Juíza: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Leila Moreira da Cruz (DF)
VAR: Oberto da Silva Santos (PB)
Cartões amarelos: Rossi (Bahia); Nino, André (Fluminense); Rossi, Patrick de Lucca, Gilberto (Bahia)
Gols: Lucca, aos 35 minutos do primeiro tempo, e Bobadilla, aos 52 minutos do segundo tempo

Fluminense: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro, Danilo Barcelos; André, Martinelli (Nonato), Yago Felipe, Arias (Manoel); Fred (Bobadilla), Lucca (Cazares). Técnico: Marcão

Bahia: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio, Juninho Capixaba; Patrick de Lucca (Ruiz), Daniel, Lucas Mugni, Rodriguinho (Rodallega); Rossi, Gilberto. Técnico: Diego Dabove