Topo

Brasileirão - 2021

América-MG vence Ceará e ultrapassa Grêmio na tabela do Brasileiro

Do UOL, em São Paulo

29/08/2021 12h56

O América-MG recebeu o Ceará no estádio Independência, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, e venceu por 2 a 0, com grande atuação de Fabrício Daniel que marcou os dois gols da partida.

O resultado faz com que o time mineiro chegue aos 18 pontos e alcance a décima sétima colocação, ultrapassando assim o Grêmio na tabela. Já o tropeço mantém o Vozão com 24 pontos, na oitava colocação.

Na próxima rodada, o América-MG enfrenta o Athletico-PR, dia 11 de setembro, já que o duelo com o São Paulo foi adiado. Situação muito parecida que o Ceará tem pela frente, já que encara o Grêmio, dia 12, pelo fato do confronto com o Palmeiras também ter sua data alterada.

VAR confirma gol anulado

Aos 16 minutos do primeiro tempo o Ceará chegou a empatar com William Oliveira, após cobrança de falta de Vina, porém Raphael Claus invalidou o lance.

Depois de uma certa demora, o árbitro foi chamado pelo VAR para analisar, sendo que após a checagem foi confirmado o movimento ilegal de Fabinho, que encostou na bola com a mão pouco antes do gol.

Quem foi bem: Fabrício Daniel

O destaque do jogo fica por conta de Fabrício Daniel, que abriu o placar logo aos cinco minutos de partida graças à sua atitude destemida de ir se infiltrando na defesa do Ceará mesmo com poucos companheiros próximos.

América-MG - Alessandra Torres/AGIF - Alessandra Torres/AGIF
Jogadores do América-MG comemoram gol diante do Ceará
Imagem: Alessandra Torres/AGIF

Já na segunda etapa, foi oportunista e ampliou a vantagem do América com um chute rasteiro dentro da área, após escanteio cobrado pelo lado direito.

Quem foi mal: Ribamar

O atacante do time mineiro não apareceu muito na partida, mesmo com o Coelho tendo o controle da partida. Quando virou destaque, foi pelo lado negativo já que bateu mal e desperdiçou cobrança de pênalti aos 23 minutos do segundo tempo.

Atuação do América-MG

O time comandado pelo técnico Vágner Mancini conseguiu ter o controle de todo o primeiro tempo, criando mais e dificultando a saída de bola do Ceará.

Na segunda etapa o ritmo foi o mesmo e, além de ampliar a vantagem, teve chances reais de sair do Independência com uma goleada a seu favor.

Atuação do Ceará

A equipe dirigida por Guto Ferreira encontrou dificuldades ao longo de toda a primeira etapa, principalmente na transição para o setor ofensivo, já que o meio campo do ceará não estava em uma tarde inspirada.

O time não conseguiu se desvencilhar da marcação mineira em nenhum momento da partida. Com isso, foi dominado e por pouco não saiu do estado de Minas Gerais com uma goleada "nas costas".

História do jogo

A partida começou bem movimentada e logo aos cinco minutos os donos da casa já estavam na frente no placar. Fabrício Daniel recebeu passe no meio campo e foi passando pelos adversários até chegar na entrada da área, quando chutou firme, sem chances para o goleiro Richard.

O time mineiro continuou com a maior posse de bola mesmo com a vantagem no marcador. O coelho usava bem seus jogadores de velocidade e o Ceará tinha dificuldade em evitar as investidas, precisando recorrer às faltas muitas vezes para impedir o avanço.

A segunda etapa foi parecida, com os donos da casa melhores que o time cearense. Aos 15 minutos, Fabrício Daniel apareceu dentro da área, saiu da marcação adversária e marcou o seu segundo gol no jogo, aumentando a vantagem do Coelho.

Pouco tempo depois o América-MG ficou muito perto de marcar o terceiro, porém o atacante Ribamar desperdiçou a cobrança de pênalti, defendida pelo goleiro Richard.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 2 X 0 CEARÁ

Competição: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data: 29/08
Hora: 11h00 (de Brasília)
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
VAR: Péricles Bassols Pegado Cortez (SP)
Cartões amarelos: Fabrício Daniel (América-MG); Jael (Ceará)
Gols: Fabrício Daniel aos 05 minutos do primeiro tempo e aos 15 do segundo tempo

América-MG: Matheus Cavichioli; Ricardo Silva, Anderson Jesus e Lucas Kal; Patric, Juninho, Ademir e Marlon (João Paulo); Fabrício Daniel (Juninho Valoura), Felipe Azevedo (Marcelo Toscano) e Ribamar (Berrío). Técnico: Vágner Mancini.

Ceará: Richard; Fabinho (Marlon), Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco (Kelvyn); Fernando Sobral, William Oliveira (Gabriel Dias), Rick (Erick), Lima e Vina; Cléber (Jael). Técnico: Guto Ferreira.