Topo

Santos remodela time com dupla de zaga inédita para encarar o Flamengo

Wagner Leonardo é uma das novas caras da defesa do Santos - Ivan Storti
Wagner Leonardo é uma das novas caras da defesa do Santos Imagem: Ivan Storti

Do UOL, em São Paulo

28/08/2021 04h00

Os problemas do Santos não param, apenas mudam de lugar. E com isso o técnico Fernando Diniz tenta remodelar mais um setor para enfrentar um dos times mais poderosos do Campeonato Brasileiro. Ele escalará uma dupla de zaga inédita —e com pouca rodagem profissional— para encarar o Flamengo, hoje (28), às 19h, na Vila Belmiro, pela penúltima rodada do primeiro turno.

Robson Reis, de 21 anos, e Wagner Leonardo, de 22, devem formar a dupla de zaga no jogo deste sábado, comprovando que a defesa é um dos setores mais mexidos do clube e, inclusive, alvo de improvisações. Os titulares, Luiz Felipe e Kaiky, estão contundidos e são desfalques confirmados. E mesmo assim, estavam longe desse posto quando o ano começou.

Quando a temporada passada ainda terminava, Lucas Veríssimo e Luan Peres eram titulares absolutos e formavam uma das parcerias mais completas do país. O primeiro se transferiu para o Benfica logo depois da derrota do Santos na final da Copa Libertadores da América. O segundo deixou o clube há pouco mais de um mês com destino ao Olympique de Marselha.

Kaiky foi uma das jovens soluções neste início de temporada conturbado, quando o time ainda era dirigido pelo técnico Ariel Holán. Ele, no entanto, foi preterido por Fernando Diniz. Luiz Felipe recuperou seu lugar entre os titulares pela facilidade nas jogadas aéreas. Com a venda de Luan Peres, Kaiky retomou seu lugar até sofrer uma lesão muscular.

Entre alguns improvisos, com Alison atuando como beque, as perdas do Santos neste setor não param aí. Alex, que atuou algumas vezes como titular na temporada passada, foi emprestado ao Famalicão, de Portugal, com opção de compra. Em um passado recente, outras perdas do clube foram Gustavo Henrique e Robson Bambu, ambos revelados na base do Peixe e que deixaram o clube ao fim do contrato. O primeiro, com destino ao Flamengo, e o segundo, ao Athletico-PR.

Com tantas mudanças no setor, o Santos teve que ir até o mercado para se reforçar. Primeiramente, contratou Danilo Boza, do Mirassol. Ele, porém, teve poucas oportunidades. Depois, trouxe de volta Wagner Leonardo, que brilhava no Náutico e estava emprestado ao clube pernambucano. Por fim, está perto de confirmar a contratação do uruguaio Emiliano Velázquez, que atuava no Rayo Vallecano.

Atrás de reação

A escolha da nova dupla de zaga do Santos passou pelo duelo contra o Athletico-PR, na quarta-feira passada (25), na Arena da Baixada, pela Copa do Brasil. Foi quando Luiz Felipe se contundiu e deu lugar a Robson Reis. A atuação dele agradou a Fernando Diniz em momento que o Alvinegro era pressionado pelo Furacão. "Ele entrou muito bem, fez uma partida segura e calma em um jogo difícil. Gostei da atuação."

Outro desfalque alvinegro para encarar o Flamengo é o atacante Marinho, que está em fase final de recuperação de uma lesão muscular. A última partida dele foi no dia 28 de julho, contra a Juazeirense. Nos últimos jogos, Diniz tem optado por escalar uma formação com quatro meio-campistas. Dessa forma, Marcos Leonardo e Marcos Guilherme disputam uma vaga.

Vindo de três empates consecutivos e sem perder há quatro rodadas, o Santos ainda luta para chegar às primeiras colocações. O Alvinegro começa a rodada em 11º lugar, com 22 pontos, e está mais próximo da zona de rebaixamento do que do G4.

Rubro-negros à vontade

O Flamengo, por sua vez, tem menos problemas graças a seu elenco robusto. O técnico Renato Gaúcho não poderá contar com o zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Bruno Henrique. Eles devem ser substituídos por Léo Pereira e Michael, respectivamente.

Com 28 pontos, o Flamengo ocupa a quinta colocação e tem chance de terminar a rodada no G4. O Rubro-Negro, contudo, pensa mais alto. Está a dez pontos do líder Atlético-MG e tem dois jogos a menos. Conta a seu favor o bom momento que atravessa no Brasileirão, com 16 pontos somados nos 21 em disputa.

Ficha Técnica

Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 28 de agosto de 2021 (sábado)
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Nailton de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)

Santos: João Paulo; Madson, Robson Reis, Wagner Leonardo, Felipe Jonatan; Camacho, Jean Mota, Carlos Sanchez, Gabriel Pirani; Marcos Guilherme (Marcos Leonardo), Lucas Braga. Técnico: Fernando Diniz

Flamengo: Diego Alves; Isla, Gustavo Henrique, Léo Pereira (Bruno Viana), Filipe Luís; William Arão, Diego, Arrascaeta, Everton Ribeiro; Gabigol, Michael (Vitinho). Técnico: Renato Gaúcho

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, o zagueiro Alex foi emprestado ao Famalicão (com opção de compra), e não vendido. O erro foi corrigido