Topo

Brasileirão - 2021

Corinthians vence com gol de Jô e mantém Grêmio na zona de rebaixamento

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/08/2021 22h56

O Corinthians venceu o Grêmio por 1 a 0, gol de Jô, hoje (28), na Arena do Grêmio. Foi o terceiro triunfo consecutivo do Alvinegro na competição. O jogo da 18ª rodada do Brasileirão manteve o time paulista na zona de classificação para a próxima Libertadores, e os gaúchos na linha de rebaixamento.

Maicon ainda foi expulso no segundo tempo, deixando a equipe treinada por Felipão com um jogador a menos.

O Corinthians chegou a 27 pontos e está em sexto. O Grêmio não conseguiu deixar o Z4 pela primeira vez e fica em 17ª com 16 pontos.

O Tricolor volta a campo no dia 12 de setembro, quando enfrenta o Ceará. Já o Timão tem jogo marcado para dia 7, contra o Juventude.

Foi bem: Jô se antecipa e coloca na rede

Sem conseguir vencer a defensa gremista com a bola rolando, Jô foi importante na bola aérea. Em um cruzamento, se adiantou em relação ao marcador e abriu o placar.

Jô - Pedro H. Tesch/AGIF - Pedro H. Tesch/AGIF
Jô tenta jogada do Corinthians durante partida contra o Grêmio pelo Brasileirão
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Foi mal: Maicon fica 15 minutos em campo e é expulso

Maicon entrou no jogo aos 20 minutos do segundo tempo no lugar de Campaz. E aos 35 minutos, após reclamar muito do lance do gol do Corinthians, recebeu cartão vermelho.

Luan é escolhido contra o Grêmio

Campeão da Copa do Brasil e da Libertadores pelo Grêmio, Luan foi a surpresa de Sylvinho na escalação do Corinthians. Contra o clube que o projetou, o meia iniciou jogando aberto pela esquerda mas pouco apareceu. Suas melhores ações aconteceram quando os movimentos da partida o levaram para o centro do campo, mais perto do gol rival.

Luan - Pedro H. Tesch/AGIF - Pedro H. Tesch/AGIF
Alisson tenta jogada diante da marcação de Luan durante Grêmio x Corinthians no Brasileirão
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

O jogo do Grêmio: insistência em cruzamentos

O Grêmio insistiu em cruzamentos para Borja. Sempre pelo lado direito, preferencialmente com Vanderson, o time gaúcho usou as costas de Luan para criar. Mas não conseguir criar muito. Foram apenas eventuais as chegadas ao gol de Cássio, com muitas perdas de posse forçadas pela boa marcação rival.

O jogo do Corinthians: Preso na marcação

Ao mesmo tempo que controlava bem o rival com um setor defensivo forte, o Corinthians não conseguia criar na mesma medida. Foram poucas vezes que o time paulista frequentou a área oponente. Quando chegou, teve em Gustavo Mosquito a principal arma, sempre em lances em profundidade. Sem conseguir criar com a bola rolando, o caminho encontrado para colocar na rede foi a bola parada, e deu certo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 1 CORINTHIANS

Data: 28/08/2021 (Sábado)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Ricardo Junio de Souza
VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Cartões amarelos: Cássio, João Victor (COR); Diego Souza (GRE);
Cartões vermelhos: Maicon (GRE)
Gols: Jô, do Corinthians, aos 34 minutos do segundo tempo

GRÊMIO
Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha; Thiago Santos, Villasanti e Campaz (Maicon); Alisson, Ferreira (Léo Pereira) e Borja (Diego Souza).
Técnico: Felipão

CORINTHIANS
Cássio; Du Queiroz, Gil, João Victor e Fábio Santos; Gabriel, Roni (Renato Augusto), Giuliano, Luan (Vitinho) e Gustavo Mosquito (Gabriel Pereira); Jô.
Técnico: Sylvinho