Topo

Grêmio usa chance de sair do Z4 pela 1ª vez como 'remédio' após levar 4 a 0

Lucas Uebel/Lucas Uebel/Gremio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Lucas Uebel/Gremio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/08/2021 04h00

O Grêmio recebe o Corinthians, hoje (28), com a chance de sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. A possibilidade, aliás, tem sido citada dentro do clube como uma forma de mobilizar o elenco e afastar o abatimento depois da derrota histórica para o Flamengo, pelo placar de 4 a 0, na quarta-feira (25).

A goleada do Fla foi o pior resultado do Grêmio como mandante em quase 20 anos. No dia seguinte, Felipão organizou reunião com os jogadores no CT do clube.

O Grêmio entra na rodada com 16 pontos. Ou seja, em caso de vitória pula para 19 pontos e passa a esperar pelo jogo entre Fluminense e Bahia, na segunda-feira (30). Os dois clubes estão com 18 pontos e até em cenário de empate, a equipe de Felipão sai do Z4 —pelos critérios de desempate na classificação.

A leitura do Grêmio é que o time apresentou reação no Brasileiro em jogos recentes. Mas ao mesmo tempo, é consenso que a goleada para o Flamengo foi dura. No vestiário, o clima foi de decepção e abatimento. Por causa disso, a comissão técnica reuniu o elenco no dia seguinte. Na sexta-feira (27), houve um papo informal sobre a situação no campeonato.

O Grêmio entrou na zona do rebaixamento no início do Campeonato Brasileiro e não saiu de lá nenhuma vez. Por isso, o jogo com o Corinthians tem cara de "remédio" para a ressaca. O time gaúcho pode, até, enfileirar a terceira vitória seguida no campeonato.

Existe, ainda, outro aspecto trabalhado nos corredores do clube. Com o adiamento do jogo diante do Atlético-MG, o Grêmio ficará duas semanas sem atuar. A meta é vencer para não conviver com nova dose de dúvida e incerteza ao longo dos próximos dias.