Topo

Corinthians

Corinthians forte no mercado surpreende e vira assunto quente na torcida

Róger Guedes é apresentado pelo Corinthians - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Róger Guedes é apresentado pelo Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

28/08/2021 04h00

A janela de transferências ainda segue aberta, mas o Corinthians já conseguiu seu resultado mais expressivo no mercado da bola em anos. Há algumas semanas, o clube fechou com Giuliano, depois com Renato Augusto e mais recentemente Roger Guedes e Carlos Miguel. Ainda há o lateral João Pedro a ser anunciado e as negociações em curso com o meia-atacante Willian, do Arsenal.

Internamente, as contratações são encaradas como uma vitória expressiva da diretoria presidida por Duilio Monteiro Alves. Isto porque, mesmo endividado e trabalhando para conter as dívidas, que atualmente estão próximas de R$ 1 bilhão, o Corinthians teve a concorrência de Flamengo, Grêmio, Internacional e pelo menos outros dois grandes clubes nesta janela, mas conseguiu êxito em todas as suas negociações — mesmo em posição desprivilegiada.

Exceção ao goleiro Carlos Miguel, tratado como uma aposta do clube para o longo prazo, todos os contratados têm experiência internacional e um histórico vencedor em suas carreiras. Os meias Renato Augusto e Giuliano já estão com o elenco e foram peças determinantes para que o Corinthians deixasse a segunda metade da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e, em apenas três rodadas, entrasse no G6.

Nas próximas semanas, Roger Guedes será integrado ao time e a expectativa é de melhora no sistema ofensivo da equipe. A titularidade do jogador, embora ainda nem sequer tenha conversado com o técnico Sylvinho, é uma unanimidade. O mesmo pode acontecer com o meia-atacante Willian, caso ele realmente deixe o Arsenal, da Inglaterra, e aceite retornar ao clube que o revelou ao futebol.

Depois de ver a última gestão, encabeçada por Andrés Sanchez, focar em diversas apostas que acabaram não rendendo no clube do Parque São Jorge, como Matheus Jesus, Thiaguinho, Matheus Matias, Régis, Marllon, Michel Macedo e vários outros nomes, a torcida voltou a se empolgar. Todos os reforços desta leva chegaram com status de titular e possuem mercado tanto no futebol brasileiro, como no estrangeiro.

Nas redes sociais, os corintianos passaram horas comparando o rendimento do clube nesta janela com os de anos passados. Em 2005,impulsionado pela MSI do iraniano Kia Joorabchian, o Alvinegro conseguiu contratar Carlitos Tévez, Roger, Carlos Alberto, Mascherano e outros nomes menos badalados, como Sebá Dominguez, Hugo e Marcelo Mattos. Em 2013, outro ano bastante celebrado pela torcida, o clube fechou de uma vez só com Gil, Renato Augusto e Alexandre Pato.

Corinthians