Topo

Com Enderson, Botafogo melhora desempenho como visitante na Série B

Enderson Moreira possui 79% de aproveitamento dos pontos disputados pelo Botafogo - Vitor Silva/Botafogo
Enderson Moreira possui 79% de aproveitamento dos pontos disputados pelo Botafogo Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/08/2021 04h00

Quando iniciou a 21ª rodada, o Botafogo tinha a quinta pior campanha como visitante e a melhor como mandante na Série B de 2021. Era justamente a diferença de desempenho dentro e fora de seu estádio que afastava a equipe do G4 da competição, onde está agora. A vitória contra o líder Coritiba, porém, indica uma evolução dos comandados de Enderson Moreira nesse aspecto.

O Glorioso tinha, até a noite de ontem (27), somente uma vitória, quatro empates e cinco derrotas em dez jogos longe de seus domínios, ou sete pontos de 30 possíveis —um aproveitamento de 23,3%.

Em casa, a situação é oposta: oito triunfos, um empate e um revés, resultando em um total de 25 pontos de 30 disputados. Neste caso, 83,3% dos pontos foram aproveitados.

Embora o resultado em Curitiba-PR não coloque o time de General Severiano entre as melhores campanhas enquanto visitante, ele é um indicativo de melhora quando colocados em análise somente os jogos sob o comando de Enderson Moreira.

Desde que o técnico estreou pelo Alvinegro, foram quatro partidas longe do Rio de Janeiro. A equipe venceu duas, empatou uma e perdeu uma, aproveitando 58,3% dos pontos disputados.

Outra forma de se avaliar a campanha fora de casa de Enderson pelo Fogão é o desempenho com ou sem o comandante nesse contexto: antes de sua chegada, haviam sido três pontos de 21 disputados como visitante (14,3%). Já depois da estreia, foram sete de 12 possíveis (58,3%).

Se somados também os jogos como mandante, o treinador acumula seis vitórias, um empate e uma derrota, ou 19 pontos de 24 em disputa, que resultam em um aproveitamento de 79,2%.

Nas 13 partidas anteriores pela Segundona, com Marcelo Chamusca e Ricardo Resende no comando, a equipe fez 16 pontos de 39 possíveis —um aproveitamento de 41%.

Neste momento, o Botafogo ocupa o quarto lugar da Série B, com 35 pontos, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Náutico, que enfrenta o Vitória no domingo (29). Na próxima rodada, o time carioca visita o Remo, no Baenão, em Belém-PA, no dia 4 (sábado).