Topo

Livro sobre bi da Libertadores é atestado do sul-americanismo do Palmeiras

Jogadores do Palmeiras celebram título da Copa Libertadores, no Maracanã - Silvia Izquierdo/Getty Images
Jogadores do Palmeiras celebram título da Copa Libertadores, no Maracanã Imagem: Silvia Izquierdo/Getty Images

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

27/08/2021 04h00

Demorou 39 anos para o Palmeiras ganhar sua primeira Copa Libertadores. Depois, mais 22 para conquistar a segunda, se considerarmos que a final da edição 2020 só veio a acontecer em 2021. Mas a ligação do Alviverde com a competição de clubes mais importante da América do Sul — e com o continente e seus habitantes, da Ilha de Aruba à Terra do Fogo, propriamente — é bem mais antiga e intrínseca do que desavisados podem supor.

Em "Verde América: Notas de um Palestra Sul-Americano e bicampeão" (Foot Books, 2021), o jornalista palmeirense Lucas Berti, atualmente no El Pais e especialista em assuntos da América do Sul, traz à luz essa veia sudaca do palmeirismo. Sentimento que, mesmo sem uma intenção direta, uma torcida mestiça, de um clube fundado por italianos, decidiu transformar em obsessão por uma taça. E que tornou-se praticamente uma estrela-guia, ainda que com estádios vazios, para um português navegar rumo à conquista na última temporada.

Sim, é muito tentador poetizar tudo que cerca a relação entre o Palmeiras e a Copa Libertadores, e o autor de Verde América não faz qualquer questão de refrear esse desejo. Cada jogo da campanha iniciada por Vanderlei Luxemburgo e finalizada por Abel Ferreira merece um capítulo próprio, que junto a relatos de como foi a partida, mostra como o Palmeiras, por meio de personagens que vão do lendário técnico argentino naturalizado brasileiro Filpo Nuñez ao venezuelano naturalizado chileno Jorge Valdivia, sabe ser, além de brasileiro, também sul-americano.

Berti mescla momentos de âmbito pessoal com passagens históricas. Relembra viagens a estádios pela América do Sul, por exemplo, quando conta a história de Segundo Villadoniga, um meia uruguaio apelidado de "El Arquitecto" que marcou época no Peñarol e no Palestra Italia e, após a mudança de nome, também no Palmeiras.

O autor evoca um encontro casual com um torcedor do Atletico Nacional (COL) depois de um jogo do Palmeiras, pelas ruas da Vila Pompeia, para falar sobre o colombiano Yerry Mina e, eventualmente, em uma sucessão natural de temas, chegar ao capitão do bicampeonato, o paraguaio Gustavo Gómez. Como quem conversa com outros palmeirenses em um bar. Porque no fundo, e aí mora a graça da obra, Verde América é uma charla de palmeirense para palmeirense.

Em pouco mais de 100 páginas, Lucas Berti, sem muita pretensão, mas com muita pesquisa, vai costurando histórias e fatos desde os primórdios alviverdes, passando pela primeira final do torneio jogada pelo Alviverde, em 1961, que culminam no apoteótico gol de Breno Lopes, em um Maracanã com mais público do que deveria, em 30 de janeiro de 2021. E que mostram como o clube brasileiro que mais jogou, mais venceu jogos, mas fez gols, e que está a uma conquista de empatar como os que mais conquistas têm, trazia a Libertadores nas veias desde antes mesmo de a competição existir.