Topo

Fluminense

Flu evolui com Marcão, mas chega a 6 jogos sem vencer e liga alerta em 2021

Lucca lamenta derrota para o Atlético-MG na Copa do Brasil; Fluminense tem sequência ruim em 2021 - MAGA JR/ESTADÃO CONTEÚDO
Lucca lamenta derrota para o Atlético-MG na Copa do Brasil; Fluminense tem sequência ruim em 2021 Imagem: MAGA JR/ESTADÃO CONTEÚDO

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/08/2021 04h00

Derrotado pelo Atlético-MG no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o Fluminense chegou ao seu sexto jogo seguido sem vitória. Embora mostre sinais de evolução com Marcão, o Tricolor liga o sinal de alerta, e vê as esperanças de 2021 escorrerem pelas mãos.

Eliminado na Libertadores e na 16ª colocação do Brasileirão às vésperas do fim do primeiro turno, o Flu vê o mata-mata nacional como salvação para as ambições de título na temporada. Em desvantagem no confronto, entretanto, o clube sabe que a pressão aumentará com a sequência ruim. Agora, a diretoria espera que o time se recupere nos pontos corridos e se afaste da zona de rebaixamento.

" A gente tem uma sequência importante no Campeonato Brasileiro, mas acredito que essa coragem vai ser o reflexo que a nossa equipe vai demonstrar nessas partidas", afirmou Marcão após a derrota.

Na última vez que passou seis jogos sem vencer entre as principais competições que disputa, excluindo o Estadual, em 2019, o Tricolor flertou com a zona de descenso, mas o próprio Marcão comandou arrancada que culminou na fuga do rebaixamento e classificação para a Copa Sul-Americana.

Os números também contribuem para um cenário ruim para o Tricolor. Dos dois lados do campo. A defesa foi vazada em todos os jogos, e sofreu 11 gols nas seis partidas sem vitória, quase todos em falhas individuais. Além disso, o ataque tem feito muito pouco: apenas sete gols, sendo quatro de pênalti.

Defesa do Fluminense foi vazada nos últimos seis jogos; time não venceu no período - MAGA JR/ESTADÃO CONTEÚDO - MAGA JR/ESTADÃO CONTEÚDO
Defesa do Fluminense foi vazada nos últimos seis jogos, onde a equipe não venceu
Imagem: MAGA JR/ESTADÃO CONTEÚDO

Se cometeu muitas penalidades em 2021, o Flu, por outro lado, vê a balança mudar de lado e "salvar" resultados adversos. Mas a falta de poder de fogo preocupa. Pouco incisivo, o Tricolor até controla o adversário com boa defesa à sua área —embora sofra com falhas recorrentes dos laterais e zagueiros—. mas não converte suas chances em gol, e por isso, não consegue vencer.

Nos seis jogos que não saiu com a vitória, o Fluminense finalizou 58 vezes a gol e cedeu 81 finalizações na defesa. Converteu apenas 12% de suas tentativas em gol. Os dados são do Sofascore.

Sem Caio Paulista e com Gabriel Teixeira e Luiz Henrique em mau momento, Marcão deu chances para Lucca, que tampouco agrada ao torcedor ou produz muito no ataque. Como se não fosse o cenário desolador, a diretoria liberou Kayky para o Manchester City antes do combinado na negociação. Opção em 2020, John Kennedy sofreu com covid-19 na atual temporada e desde então recebe poucos minutos.

Gabriel Teixeira vive mau momento no Fluminense, que perdeu poder de fogo em 2021 - ANDRÉ FABIANO/ESTADÃO CONTEÚDO - ANDRÉ FABIANO/ESTADÃO CONTEÚDO
Gabriel Teixeira vive mau momento no Fluminense, que perdeu poder de fogo em 2021
Imagem: ANDRÉ FABIANO/ESTADÃO CONTEÚDO

Estreante da noite, Jhon Arias esteve tímido. Por outro lado, Nonato mais uma vez entrou bem e subiu o nível da equipe na vaga de Martinelli. Mais adiantado, o volante mostrou capacidade de organização superior aos companheiros, em um setor que o Fluminense perdeu Ganso, com grave lesão no braço, e vê Cazares e Nenê com cada vez menos espaço.

Precisando de mudanças e vitórias, o Fluminense agora se prepara para enfrentar o Bahia, na segunda (30), às 19h, no Maracanã.

Fluminense