Topo

Liga Italiana também vetará ida de atletas convocados para seleções

Danilo caiu nas graças de Pirlo e é hoje um dos jogadores mais importantes da Juventus - Divulgação
Danilo caiu nas graças de Pirlo e é hoje um dos jogadores mais importantes da Juventus Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

25/08/2021 16h13

A liga italiana de futebol anunciou hoje que, assim como a liga inglesa e a espanhola, não vai liberar os jogadores que foram convocados por suas respectivas seleções para disputarem as Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar.

A liga italiana não liberou atletas que jogariam em países 'de risco' e alegou que no retorno à Itália, seria preciso fazer um isolamento de dez dias, argumentando que isso causaria uma 'disparidade competitiva'.

"A Liga Nacional Profissional Serie A anuncia que, por ocasião da janela da FIFA
de setembro de 2021, apoiará a decisão de seus clubes de não liberar jogadores convocados pelas seleções nacionais para jogarem em países nos quais o retorno à Itália está previsto com o isolamento fiduciário em conformidade com as disposições da legislação em vigor no campo dos vírus Sars - Cov - 2.

Caso contrário, a decisão da FIFA de não estender as exceções às chamadas de
países onde há uma obrigação de quarentena no retorno (circular FIFA 1749) e as diferentes limitações relacionadas à propagação da pandemia criariam disparidades competitivas para equipes que permitem que seus membros viagem a esses países."

Na convocação inicial de Tite para os jogos contra Chile, Argentina e Peru, apenas os laterais Danilo e Alex Sandro jogam na Itália, ambos na Juventus.

O Campeonato Inglês também adotou essa postura, barrando a ida de jogadores aos países considerados como 'de risco' em relação à covid-19 e, com isso, Alisson, Ederson, Thiago Silva, Fabinho, Fred, Gabriel Jesus, Raphinha, Roberto Firmino e Richarlison foram afetados.

O Campeonato Espanhol, por sua vez, destaca o impacto negativo da ampliação da data FIFA Sul-Americana para 11 dias e, com isso, Casemiro e Éder Militão, ambos do Real Madrid, seriam os jogadores afetados no caso da Seleção Brasileira.