Topo

Infantino pede liberação de jogadores para seleções: 'Questão de urgência'

Presidente da Fifa escreveu uma carta publicada no site da entidade fazendo apelo por liberação de atletas - Ueslei Marcelino/Reuters
Presidente da Fifa escreveu uma carta publicada no site da entidade fazendo apelo por liberação de atletas Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Do UOL, em São Paulo

25/08/2021 11h06

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, publicou uma carta fazendo um apelo aos clubes e ligas da Inglaterra e da Espanha, que decidiram não liberar jogadores convocados por suas respectivas seleções para os jogos de setembro válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar.

No texto, disponível no site da Fifa, o mandatário diz que a liberação dos atletas é uma "questão de grande urgência" e que "protege a integridade esportiva das competições em todo o mundo".

"Enfrentamos problemas globais juntos no passado e devemos continuar a fazê-lo no futuro. A liberação de jogadores nas próximas janelas internacionais é uma questão de grande urgência e importância. Sou grato pelo apoio e cooperação de muitas partes interessadas durante este período desafiador", iniciou Infantino.

"Estou pedindo uma demonstração de solidariedade de cada associação membro, cada liga e cada clube, para fazer o que é certo e justo para o jogo global. Muitos dos melhores jogadores do mundo competem em ligas na Inglaterra e na Espanha, e acreditamos que esses países também compartilham a responsabilidade de preservar e proteger a integridade esportiva das competições em todo o mundo", prosseguiu.

Ele também revelou que teve um diálogo com Boris Johnson, premiê do Reino Unido, sobre a "lista vermelha" local, que exige quarentena de dez dias para quem desembarca de alguns países — todos os sul-americanos estão incluídos, além de nações como México, Egito e Turquia, por exemplo.

"Sobre a questão das restrições de quarentena na Inglaterra, para jogadores de países da lista vermelha, escrevi ao primeiro-ministro Boris Johnson e apelei pelo apoio necessário, em particular, para que os jogadores não fiquem privados da oportunidade de representar seus países em partidas de qualificação para a Copa do Mundo da Fifa, que é uma das maiores honras para um profissional jogador de futebol".

"Sugeri que uma abordagem semelhante à adotada pelo governo do Reino Unido para as fases finais da Eurocopa seja implementada para os próximos jogos internacionais. Juntos, mostramos solidariedade e unidade na luta contra a covid-19. Agora, estou pedindo a todos que garantam a liberação de jogadores internacionais para as próximas eliminatórias da Copa do Mundo, que é uma das maiores honras para um jogador de futebol profissional," finalizou Infantino.