Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Brasil x Argentina pelas Eliminatórias terá 12 mil torcedores em São Paulo

Neo Química Arena antes de jogo do Corinthians pela Copa Sul-Americana em abril de 2021 - Alexandre Schneider/Getty Images
Neo Química Arena antes de jogo do Corinthians pela Copa Sul-Americana em abril de 2021 Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

24/08/2021 13h32

O jogo entre Brasil e Argentina no próximo dia 5, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar, terá a presença de 12 mil torcedores na Neo Química Arena, estádio do Corinthians. A informação foi confirmada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, que considera a partida como um evento-teste para a volta do público aos estádios prevista para começar de vez em novembro.

Não será necessária a apresentação de comprovantes de vacinação contra a covid-19. Para acessar o estádio bastará um teste negativo da doença realizado em até 48h antes do jogo, como informou inicialmente a "CNN". No entanto, todo o público presente será testado e acompanhado por 15 dias após a partida, segundo nota divulgada hoje (24) à tarde.

"O cenário atual da pandemia, com diminuição da ocupação de leitos de UTI para menos de 40% em todo o Estado e o avanço da vacinação, permite que sejam realizados eventos-teste, com controle e acompanhamento de especialistas", justifica a Secretaria de Esportes.

De acordo com os dados mais recentes, pouco mais de 33% da população do Estado tem o esquema vacinal completo, enquanto 74,3% tomou pelo menos uma dose. Ontem (23), São Paulo chegou a 4.214.553 casos de covid-19 durante toda a pandemia, com 144.243 mortes.

Segundo apurou o UOL Esporte, houve duas reuniões entre CBF e autoridades públicas de São Paulo para viabilizar o projeto da retomada de torcida nos estádios mediante protocolos sanitários. Há também discussão em curso com o Governo de Pernambuco, que receberá Brasil x Peru no dia 9 de setembro e também estuda a recepção de público na Arena de Pernambuco a depender da decisão do governador Paulo Câmara.

A ideia é que Brasil x Argentina e Brasil x Peru sejam projetos-piloto para a volta definitiva de torcedores aos estádios em eventos organizados pela CBF. Já existe um protocolo pronto, mas sem datas por causa da dependência de aval dos Estados e Municípios. A entidade respeitará as determinações locais, como Belo Horizonte-MG, que teve dois jogos com liberação parcial de público e ontem (23) desistiu da medida.

Brasil e Argentina se enfrentam no dia 5 de setembro, um domingo, às 16h, na Neo Química Arena. A seleção brasileira lidera as Eliminatórias com 100% de aproveitamento em seis rodadas.