Topo

Técnicos da Premier League questionam arbitragem: futebol ou rúgbi?

Jurgen Klopp, técnico do Liverpool, comparou o jogo físico de alguns times a "luta livre" - REUTERS/John Walton
Jurgen Klopp, técnico do Liverpool, comparou o jogo físico de alguns times a "luta livre" Imagem: REUTERS/John Walton

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/08/2021 04h00

Com apenas duas rodadas disputadas, os novos critérios para se marcar faltas na Premier League já são alvo de críticas de dois dos principais treinadores da competição neste final de semana. Ole Gunnar Solskjaer e Juergen Klopp, treinadores respectivamente de Manchester United e Liverpool, reclamaram da maneira como determinadas jogadas mais ríspidas foram ignoradas pelos juízes.

"Temos que olhar para isso, pois não podemos ir de um extremo a outro — sair do voleibol ou do basquete na temporada passada para o rúgbi de agora", disse Solskjaer em entrevista coletiva após o jogo de ontem (22) contra o Southampton.

O treinador norueguês não gostou da interpretação do árbitro Craig Pawson para alguns lances mais duros do Southampton — que, no entendimento de Solskjaer, foram jogadas claramente faltosas — e afirmou que é preciso rediscutir os novos critérios da liga inglesa, caso contrário, haverá um aumento de lesões em campo. "Espero que possamos encontrar um meio-termo", pediu o técnico do Manchester United.

Um dia antes, Juergen Klopp havia também manifestado insatisfação com os novos entendimentos sobre faltas no Campeonato Inglês. "Sempre temos que estar prontos para uma batalha, mas foi duro demais", queixou-se o treinador do Liverpool em entrevista coletiva logo depois do duelo de anteontem (21) contra o Burnley.

Nesta temporada, a Premier League encorajou que os árbitros reduzam o número de faltas assinaladas por partida, com o intuito de que os jogos possam fluir melhor do que na temporada passada.

Embora compartilhe do mesmo desejo de partidas sem tantas interrupções desnecessárias, Klopp questionou se as novas orientações da liga vão de encontro ao tipo de futebol que se quer ver em campo. "Veja uma luta livre se você gosta desse tipo de coisa", ironizou o técnico alemão, ao comparar a modalidade com o jogo físico praticado pelo Burnley no último sábado.