Topo

Atlético-MG

Fluminense e Atlético-MG fazem 'esquenta' para duelo da Copa do Brasil

Nenê foge da marcação durante partida entre Fluminense e Atlético-MG pelo Brasileirão 2020 - Jorge Rodrigues/AGIF
Nenê foge da marcação durante partida entre Fluminense e Atlético-MG pelo Brasileirão 2020 Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Henrique André

Do UOL, em Belo Horizonte

23/08/2021 04h00

A partir das 20h (de Brasília), Fluminense e Atlético-MG entram em campo pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro e, apesar de darem atenção à competição mais importante do país, cariocas e mineiros terão o confronto em São Januário como uma um "aquecimento" para aquilo que surge com mais urgência no calendário: os dois duelos das quartas de final da Copa do Brasil.

Líder isolado do Campeonato Brasileiro, com 37 pontos conquistados, o Galo vai ao Rio de Janeiro ostentando a melhor campanha como visitante e enfrentará um adversário desesperado. Eliminado da Libertadores e iniciando a rodada do Brasileirão na 17ª posição, o Tricolor das Laranjeiras começou o sábado (21) com a demissão do técnico Roger Machado.

Sem muito tempo para descanso, os dois times voltarão a se enfrentar na quinta-feira (26), novamente em solo carioca. Porém, ao invés de em São Januário, o jogo de ida das quartas da Copa do Brasil será disputado no Nilton Santos. A bola rola a partir das 21h30 (de Brasília).

Para chegarem às quartas de final do torneio nacional, as duas equipes tiveram pela frente adversários de regiões diferentes do país. Enquanto o Fluminense passou pelo Criciúma, o Atlético-MG precisou superar o Bahia.

O jogo de volta será em 16 de setembro, no Mineirão. Assim como na próxima quinta, a bola rola a partir das 21h30.

Rodada favorável

Para melhorar a situação do Atlético-MG, alguns concorrentes diretos no topo da tabela tropeçaram no fim de semana. O Palmeiras, vice-líder, foi derrotado em casa pelo Cuiabá, por 2 a 0. O Fortaleza, com os mesmos 32 pontos do Alviverde, empatou fora de casa com o Juventude por 1 a 1.

Hoje, o Red Bull Bragantino encara o América-MG, em BH, e tenta retomar a quarta posição, agora ocupada pelo Flamengo, que empatou com o Ceará, no Castelão.

Em busca do recorde no Brasileirão

Além de buscar mais um triunfo para seguir tranquilo na ponta da classificação, o Atlético-MG também está próximo do recorde de vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro. Desde que foi criado, em 1971, ainda disputado em outro formato, a maior sequência foi obtida pelo Guarani, em 1978.

O Bugre venceu 11 duelos seguidos na reta final da competição e acabou sagrando-se campeão. O Galo, até o momento, tem nove.

Defesa menos vazada da Série A

Vivendo grande momento na temporada, o time mineiro também ostenta a defesa menos vazada do Brasileirão, com 11 gols sofridos. O Fluminense, por sua vez, levou seis a mais.

Campeão estadual, dono da melhor campanha da fase de grupos da Libertadores - no torneio intercontinental, o Galo ainda despachou Boca Juniors e River Plate para chegar às semifinais - e vivo nas quartas da Copa do Brasil, onde enfrenta, curiosamente, o Flu, o Atlético-MG segue colecionando números importantes na temporada.

Sob o comando de Cuca, são 41 partidas disputadas, com 28 vitórias, sete empates e outras seis derrotas. O time marcou 66 gols e sofreu outros 23. Na segunda-feira (23), o treinador completará 195 jogos, em duas passagens pelo Alvinegro.

Ficha Técnica:
Fluminense x Atlético-MG

Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 23 de agosto de 2021 (segunda-feira)
Horário: 20h (de Brasília)
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Neuza Inês Back e Alex Ang Ribeiro. VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Todos de São Paulo)

Fluminense: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Egídio; André, Martinelli e Yago; Lucca, Luiz Henrique e Fred

Atlético:-MG Éverson, Guga, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Tche Tche, Zaracho (Savarino), Nacho, Vargas e Hulk. Técnico: Cuca

Transmissão: o jogo será transmitido pelo Première e pelo Sportv / O Placar Uol também acompanha o confronto em tempo real

Atlético-MG