Topo

Brasileirão - 2021

Corinthians bate Athletico-PR, volta a vencer duas seguidas e sobe para 6º

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/08/2021 17h54

O Corinthians voltou a jogar bem e venceu o Athletico-PR, na Arena da Baixada, pelo placar de 1 a 0 e deu um salto na tabela, chegando à sexta colocação do Brasileirão. O gol do Timão foi marcado por Roni. O Furacão, por sua vez, perdeu a quarta consecutiva e vive mau momento no campeonato.

Mesmo fora de casa, o Corinthians conseguiu se impor e foi melhor que o Athletico durante boa parte da partida. Mais uma vez, Giuliano foi um dos destaques do Timão, dando muita qualidade no meio de campo de Sylvinho.

A vitória leva o Corinthians para a sexta colocação momentaneamente, com 24 pontos, chegando na primeira página da tabela —Inter e Santos se enfrentam ainda hoje e um deles ainda pode ultrapassá-lo. O Athletico-PR, por sua vez, foi um dos times superados pelo Alvinegro e caiu para a nona colocação com 23 pontos.

Jogo começa estudado

O jogo começou com os times muito cautelosos. Tanto Corinthians quanto Athletico, quando tinham a bola, buscavam manter a posse, sem tentar jogadas muito agudas. As equipes ficaram boa parte do tempo rodando o jogo, virando o lado do ataque, voltando os passes para os zagueiros, sempre esperando o momento certo de acelerar. Isso fez com que a partida começasse sem muitos bons lances.

Corinthians faz bom 1º tempo

Com o tempo, o Corinthians cresceu no jogo e foi melhor durante boa parte da primeira etapa. Giuliano, no meio campo, ditou o ritmo do jogo, distribuindo bem as bolas e conseguindo sair bem de situações difíceis, projetando seus companehiros para o ataque. Pelo lado, Adson também apareceu bem, se apresentando pela ponta, fazendo triangulações, arriscando cruzamentos e incomodando o lado esquerdo da defesa do Athletico.

Mesmo jogando bem, o Corinthians não teve uma grande chance de abrir o placar, pecando bastante na hora de definir o último passe. Com isso, Santos quase não precisou trabalhar nos 45 minutos iniciais.

Fagner sente e sai antes do intervalo

Durante o primeiro tempo, Fagner se queixou de dores e Sylvinho mandou o jovem Du Queiroz ir para o aquecimento. O lateral ainda ficou mais uns minutos em campo mas, ao correr em direção a uma bola no ataque, imediatamente sentiu e pediu substituição, deixando a partida aos 38 minutos.

Furacão volta melhor, mas Corinthians abre o placar

Na segunda etapa, o Athletico-PR voltou melhor do que foi para o intervalo. Logo aos cinco minutos, Christian acertou a trave após bom cruzamento de Nikão. Mas foi o Corinthians quem abriu o placar.

Aos nove minutos, o Timão conseguiu uma boa troca de passes. Com tranquilidade, trabalhou bem a bola, que chegou na esquerda para Fabio Santos. O lateral, com tranquilidade, cruzou na medida para a área, e encontrou Roni que apareceu livre, vindo de trás, para cabecear para o gol e fazer 1 a 0 para o Corinthians.

Athletico-PR muda e vai para cima

Perdendo, Antonio Oliveira promoveu algumas modificações no time. Com a entrada de jogadores como Léo Cittadini e Renato Kayzer, o Furacão melhorou e passou a ficar mais tempo com a bola.

Do lado do Timão, Renato Augusto também entrou em campo, mas não chegou a aparecer muito graças à agressividade do Athletico, que não deixou o Corinthians jogar no final do jogo.

Corinthians se segura e vence

Com o Athletico-PR mais agressivo, a equipe de Sylvinho passou a jogar se defendendo e chegou a sofrer um pouco com o ataque do Athletico. No final do jogo, no entanto, o zagueiro Thiago Heleno acabou expulso após entrada em Adson, e complicou o jogo para o time curitibano, que não conseguiu o gol de empate.

Próximos jogos

O Corinthians volta a campo no próximo sábado (28) para enfrentar o Grêmio, na Arena do Grêmio, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Athletico volta a entrar em campo o Brasileirão também no sábado, contra o Palmeiras no Allianz Parque.

FICHA TÉCNICA

Athletico-PR 0 x 1 Corinthians

Competição: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data: 22/08/2021 (domingo)

Horário: 16h (de Brasília)

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)

VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

Cartão amarelo: Carlos Eduardo (Athletico)

Cartão vermelho: Thiago Heleno (Athletico)

Gols: Roni, do Corinthians, aos 9 minutos do segundo tempo (0-1);

Athletico-PR: Santos, Khellven, Pedro Henrique (Zé Ivaldo), Thiago Heleno, Abner; Christian (Léo Cittadini), Erick, David Terans (Jader), Nikão, Carlos Eduardo (Jaderson); Bissoli (Renato Kayzer). Técnico: Antônio Oliveira.

Corinthians: Cássio, Fagner (Du Queiroz), João Victor, Gil, Fábio Santos; Gabriel, Roni (Renato Augusto), Giuliano (Xavier); Gustavo Silva (Mateus Vital), Adson e Jô (Luan). Técnico: Sylvinho.