Topo

Flamengo ainda analisa mercado, e torcida 'se movimenta' por David Luiz

David Luiz está livre no mercado desde a saída do Arsenal, da Inglaterra - Getty Images
David Luiz está livre no mercado desde a saída do Arsenal, da Inglaterra Imagem: Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

21/08/2021 04h00

Os últimos dias do Flamengo foram agitados. Após os anúncios do atacante Kenedy e do meia Andreas Pereira, a diretoria continua de olho no mercado em busca de reforços e a torcida sonha com o zagueiro David Luiz, que está livre desde que deixou o Arsenal, da Inglaterra, ao fim da temporada passada.

Um reforço para a zaga é um dos alvos da cúpula, e, inicialmente, o nome também deve vir da Europa, assim como as novidades já divulgadas. Lyanco, do Torino, e Robson Bambu, do Nice, chegaram a estar no radar, mas os negócios foram considerados improváveis. Neste cenário, a torcida rubro-negra entrou em ação e vem movimentando as redes sociais pedindo por David Luiz, também como forma de sensibilizar o jogador.

A hashtag "David Luiz no Mengão" foi amplamente compartilhada na noite de ontem (20), movimento parecido com o que já havia acontecido dias antes. O desejo da arquibancada não é novo, e, em junho, até Regina, mãe do jogador, entrou na onda e compartilhou uma montagem do filho com a camisa do clube da Gávea, e uma enquete com a pergunta: 'E aí, nação? David Luiz vem?" — a publicação original era da página do Instagram Redação Ninho. Com o assunto em alta, porém, a diretoria mantém cautela.

"[David Luiz] Jogador tem um tamanho enorme no futebol mundial, mas não tem nada, vamos ver até o final dessa janela, até o dia 28 tem nove dias, e pode acontecer muita coisa. Não vou comentar o que a torcida do Flamengo pede. Eu até entendo", disse Marcos Braz, vice-presidente de Futebol, em recente entrevista à ESPN.

Desde a saída de Pablo Marí — que fez parceria com David Luiz no Arsenal e, inclusive, elogiou o brasileiro, como visto no vídeo acima —, em janeiro de 2020, o setor girou bastante e encontrou dificuldades para encaixar. Léo Pereira e Gustavo Henrique chegaram à Gávea no início do ano passado, mas demoraram a engrenar. Bruno Viana, único reforço no início da temporada, batalha por mais espaço.

Remanescente da equipe multicampeã com o técnico Jorge Jesus, o zagueiro Rodrigo Caio vem convivendo com alguns problemas de ordem médica que impedem uma sequência maior de partidas. Sob o comando de Rogério Ceni, o volante Willian Arão chegou a ser improvisado na linha à frente do goleiro Diego Alves, mas voltou à posição original com Renato Gaúcho.

Sem vínculo atualmente, David Luiz aguarda até mesmo movimentações de clubes europeus. Caso o sonho da torcida ganhe novos contornos, o zagueiro chegaria para ser o grande nome na janela de transferência do Rubro-Negro e ocupar vaga no time titular.

O Flamengo também ainda não jogou a toalha por Thiago Mendes, do Lyon, da França, mas as tratativas têm obstáculos que dificultam um avanço mais satisfatório.