Topo

La Liga - 2021/2022

Depay marca, mas Barça só empata com Athletic Bilbao pelo Espanhol

Memphis Depay em ação contra o Athletic Bilbao - Reprodução/Instagram
Memphis Depay em ação contra o Athletic Bilbao Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/08/2021 18h55

O Barcelona visitou o Athletic Bilbao, hoje (21), pela segunda rodada do Campeonato Espanhol e ficou no empate em 1 a 1. Os donos da casa saíram na frente com Martínez, já aos seis minutos do segundo tempo. Aos trinta, Memphis Depay fez um belo gol para decretar o empate para o Barça.

Com o resultado, a equipe catalã chega a quatro pontos na competição e é a líder temporariamente, já que venceu a Real Sociedad por 4 a 2 na primeira rodada. Real Madrid, Atlético de Madri e Sevilla, que ainda têm um jogo cada, podem ultrapassar o Barça. O Athletic Bilbao soma dois pontos e é o nono (posição que pode ser perdida no complemento da rodada).

Na próxima rodada, a terceira da competição, o Barcelona recebe o Getafe no Camp Nou. O jogo está marcado para o próximo domingo (29), às 12h(de Brasília). O Athletic Bilbao, por sua vez, visita o Celta de Vigo no sábado (28), também às 12h (de Brasília).

Primeiro tempo

A primeira metade do jogo foi equilibrada. Enquanto os visitantes tiveram mais posse de bola e um gol anulado, os anfitriões foram mais efetivos, criando muitas chances de gol, principalmente com Iñaki Williams.

Logo no início do jogo, o Barcelona perdeu uma chance incrível com Braithwaite. Memphis Depay fez boa jogada individual pelo lado direito do ataque e serviu o atacante dinamarquês na entrada da pequena área. O camisa 12 pegou mal na bola e errou o gol.

O Athletic não demorou para responder. Aos oito minutos, Iñaki Williams ganhou dividida com a defesa e finalizou na saída do goleiro Neto, que fez boa defesa. Aos nove, Sancet bateu da entrada da área e colocou a bola no travessão.

O time de Bilbao voltou a assustar aos 17 minutos, quando Neto saiu jogando mal para o Barcelona. Berenguer acionou Iñaki Williams, que tentou bater cruzado, mas foi travado por De Jong.

Williams continuou sendo protagonista do jogo. Aos 22 minutos, ele serviu Berenguer dentro da área, mas seu companheiro furou feio. Depois, aos 24, ele serviu Unai Vencedor, que também jogou para fora a chance dos donos da casa abrirem o placar. O próprio Iñaki Williams perdeu boas chances aos 30 e aos 34 minutos, finalizando para fora.

Bola na rede mesmo só no minuto final da priimeira etapa. O zagueiro uruguaio Araújo, que entrou no lugar de Piqué ainda aos 31 minutos, aproveitou confusão na área e fez um belo gol, mas o lance acabou invalidado por falta de Braithwaite na jogada.

Segundo tempo

Logo no início do segundo tempo, aí foi para valer: o Athletic Bilbao abriu o placar. Ao seis minutos, Muniain cobrou escanteio fechado e o zagueiro Iñigo Martínez antecipou Eric Garcia e cabeceou cruzado para superar o goleiro Neto.

Aos 18, o time da casa teve a chance de ampliar. Sancet aproveitou a sobra na meia-lua e bateu rasteiro, mas Neto fez grande defesa para evitar o segundo gol do Athletic Bilbao.

O Barcelona equilibrou as ações aos poucos. Aos 29 minutos, De Jong recebeu na área e bateu por cobertura. A bola bateu no travessão e Griezmann não aproveitou bem o rebote, mandando para fora.

No minuto seguinte, Depay avançou com velocidade pelo lado esquerdo do ataque e recebeu um ótimo passe de Sergi. Mesmo sem ângulo, o holandês chutou forte, cruzado e não deu chances para Aguirrezabala, deixando tudo igual.

O próprio Memphis Depay teve a chance da virada aos 42 minutos. De Jong lançou o conterrâneo, novamente pelo lado esquerdo. O atacante chutou cruzado, mas errou o alvo.