Topo

Negociação com grandes europeus reforça poderio do Flamengo no mercado

Rodolfo Landim e Marcos Braz conversam antes de partida do Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Rodolfo Landim e Marcos Braz conversam antes de partida do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

20/08/2021 04h00

Com o atacante Kenedy já anunciado e um acordo alinhado com o meia Andreas Pereira, jogadores da primeira divisão da Inglaterra, o Flamengo reforça seu poderio na janela de transferência. E há ainda a análise de nomes no mercado europeu para anabolizar o elenco. Com o mandato em reta final — a eleição presidencial acontece no fim do ano —, a gestão encabeçada por Rodolfo Landim busca os "100% de aproveitamento" nas contratações.

Kenedy chegou por empréstimo do Chelsea, enquanto Andreas estava no Manchester United, clubes considerados de primeira prateleira no Velho Continente. Apesar de contratações vindas do outro lado do Atlântico não serem novidades, o fato de acertar com jogadores em idades ainda com "lenha para queimar" e que estavam em clubes grandes daquela que é apontada como principal liga de futebol do mundo fizeram o Rubro-Negro subir um degrau.

Além dos já citados, a diretoria tem na mira Thiago Mendes, do Lyon, da França. Mesmo com alguns obstáculos, os dirigentes rubro-negros ainda não jogaram a toalha na luta para conseguir um acerto. E há no radar também a contratação de um zagueiro, que virá da Europa — os cartolas namoraram Lyanco, do Torino, e sondaram a situação de Robson Bambu, do Nice, mas os negócios são improváveis.

Ainda tem um outro fator: guardada às devidas proporções, pode-se fazer quase que um paralelo com o efeito que o Fla teve com Gerson, em 2019. À época, o meia pertencia à Roma, da Itália, estava emprestado à Fiorentina, do mesmo país, e chegou ao Brasil ainda envolto a algumas dúvidas, mas se tornou essencial em uma equipe que empilhou títulos desde então.

Kenedy foi anunciado como reforço do Flamengo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Assim como o ex-camisa 8, Kenedy também foi revelado pelo Fluminense onde, inclusive, trabalhou com Renato Gaúcho. Já Andreas, que nasceu na Bélgica e tem pais brasileiros, chegou ao Manchester United ainda no sub-17 e está prestes a ter a primeira vivência no futebol brasileiro.

"É difícil falar que não tem mais espaço no grupo. Independentemente do elenco, todo reforço é bem-vindo. Quanto mais forte o grupo, mais chance teremos de conquistar. O Kenedy vai ser muito bem-vindo, conheço de 2014 no Fluminense, estava na Europa e tem muita qualidade", disse o treinador rubro-negro.

Gerson foi vendido ao Olympique de Marselha, da França, em junho deste ano, em transação que pode render um total de 30 milhões de euros (cerca de R$ 190 milhões) caso o atleta atinja metas estipuladas.

Desde 2019, quando Landim assumiu, o clube acertou com alguns reforços que, na ocasião, atuavam na Europa: Gerson, Filipe Luis, Rafinha, Pedro, Isla, Thiago Maia e Bruno Viana. Além disso, tiveram os técnicos Jorge Jesus, português, e Domenec Torrent, espanhol.