Topo

Santos

Santos perde para o Libertad no Paraguai e é eliminado da Sul-Americana

Colaboração para UOL, em Santos

19/08/2021 23h22

O Santos perdeu por 1 a 0 para o Libertad (PAR) nesta noite (19), no Paraguai, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana , e foi eliminado da competição. Sebástian Ferreira marcou o único gol da noite, aos 14 minutos do primeiro tempo.

O Peixe pareceu não ter entrado em campo na primeira etapa. Além da dificuldade para impor sua estratégia e encontrar o empate, não chutou uma única vez ao gol. Já na segunda etapa, rodou a bola, até criou algumas poucas chances, mas não agrediu como poderia, a despeito da entrada de um batalhão de atacantes.

Com o resultado, o time paraguaio vai enfrentar o Red Bull Bragantino. Fora da competição continental, o Peixe continuará disputando a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso é contra o Internacional no domingo (22), na Vila Belmiro, pela competição nacional de pontos corridos.

Quem foi bem: João Paulo

O goleiro voltou a ser o destaque do Santos. Se não fosse por João Paulo, o prejuízo teria sido maior. Fez defesas seguras e esteve atento sobre a linha. Não teve culpa no gol do Libertad.

Quem foi mal: Felipe Jonatan

Felipe Jonatan falhou na marcação no lance do gol e deixou Sebastián passar como se ele nem estivesse por ali. Também não foi bem na lateral defensivamente.

Santos apático

O Santos praticamente assistiu ao jogo do Libertad. Não criou, se movimentou mal, esteve frágil defensivamente e o ataque foi anulado por meio da marcação paraguaia. Os santistas se defenderam até os 13 minutos, tempo suficiente para os donos da casa saírem na frente.

Barboza tomou a frente de Luiz Felipe e cabeceou, mas João Paulo salvou. Na sobra, porém, Sebastián Ferreira passou por Felipe Jonatan e balançou a rede. Com o placar, o Libertad avançaria às semis da Copa Sul-Americana.

Paraguaios confortáveis

Após o gol, os paraguaios deixaram a bola com os brasileiros e apostaram no contra-ataque. Jogaram de modo muito confortável e não sofreram. Literalmente, pois o Santos não chutou uma bola ao gol na primeira etapa.A maior dificuldade para o Peixe foi furar uma defesa que esteve bem postada a todo o tempo. Apenas Madson teve chance de marcar de cabeça, mas furou. Depois dessa tentativa, o time de Diniz foi extremamente apático. Não criou uma única chance com 35 minutos de bola nos pés.

Mudança no Peixe

Para melhorar o desempenho do ataque, Diniz sacou o jovem meia Pirani para a entrada do centroavante Marcos Leonardo. E a mudança surtiu efeito. O Menino da Vila quase empatou a partida em um cabeceio no travessão após cruzamento de Madson. O jovem atacante havia perdido espaço por causa da aposta do treinador no falso 9.

Santistas sofrem

O Santos se movimentou, rodou a bola, até chutou pela primeira vez ao gol, mas não conseguiu ser efetivo. Tudo que tentou deu errado. No ataque, apenas Lucas Braga tentava algo, mas sofreu demais com a boa marcação de Vangioni. Na defesa, João Paulo foi exageradamente acionado. Seguro, o goleiro diminuiu o prejuízo. Melgarejo foi um dos que mais deu trabalho.

Só dá Libertad

Os visitantes não souberam aproveitar a posse de bola, que chegou a 58% na segunda etapa. Até tentaram forçar passagem pelos lados, mas a defesa paraguaia não deu brechas. O goleiro Martín Silva mal teve trabalho para defender. Em contrapartida, os estrangeiros encaixaram alguns bons contra-ataques e só não ampliaram pela ótima atuação de João Paulo. O Peixe insistiu no empate, mas não fez por merecer.

LIBERTAD-PAR 1 X 0 SANTOS

Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR)
Data/hora: 19 de agosto de 2021, quinta-feira, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Carlos Lopes (VEN) e Jorge Urrego (VEN)
VAR: Diego Haro (VEN)
Cartões amarelos: Barboza e Vangioni (LIB) - Marcos Leonardo, Luiz Felipe, Marcos Guilherme (SAN)
GOLS: Ferreira (1-0)

LIBERTAD: Martín Silva; Camilo Mayada, Viera, Alexander Barboza e Vangioni (Espinoza); Héctor Villalba (Franco), Bocanegra, Hugo Martínez, Ramón Martínez e Ferreira; Melgarejo. Técnico: Daniel Garnero

SANTOS: João Paulo, Madson, Luiz Felipe (Raniel), Wagner Leonardo e Felipe Jonatan (Moraes); Camacho, Jean Mota (Ângelo), Pirani (Marcos Leonardo) e Sánchez (Bruno Marques); Marcos Guilherme e Lucas Braga. Técnico: Fernando Diniz

Santos