Topo

Fla faz mutirão por Andreas e leva negociação por Tiago Mendes até o fim

Andreas Pereira está a caminho do Flamengo - John Sibley/Reuters
Andreas Pereira está a caminho do Flamengo Imagem: John Sibley/Reuters

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/08/2021 04h00

Classificado à semifinal da Copa Libertadores, o Flamengo festeja o êxito em campo e prepara o bote para se reforçar ainda mais no mercado da bola. A um passo do clube, Andreas Pereira costura os detalhes finais de seu desligamento do Manchester United (ING) para vestir rubro-negro. A cúpula de futebol já não esconde o otimismo com o negócio e o clima é de festa no clube.

O que separa o brasileiro naturalizado belga da Gávea são os documentos referentes à transação. Para que o anúncio seja sacramentado, o departamento jurídico do Fla corre contra o tempo para ter o meia regularizado até a próxima terça-feira (24), data final de inscrição para a Copa do Brasil. Nos últimos dias, as partes ainda debatiam contrapartidas e pagamento de salários.

O espaço de tempo é considerado confortável, mas os dirigentes rubro-negros não sossegam até que o contrato esteja assinado e o nome do jogador conste nos registros da CBF. Até lá, os envolvidos nas conversas guardam uma certa dose de cautela. Por outro lado, os advogados apressam a redação contratual e correm para deixar tudo em ordem o quanto antes para selar a contratação com os ingleses.

Pereira será emprestado por um ano e haverá opção fixada de compra. As bases são similares ao negócio de Kenedy, anunciado ontem (18). Se tudo correr como o esperado, Andreas estará no Ninho até o início da próxima semana.

Com Kenedy anunciado e outro muito próximo, o Rubro-Negro age por mais duas peças. Sonho de consumo desde o início do semestre, o meia Thiago Mendes ficou um pouquinho mais difícil, mas o Flamengo não pretende desistir facilmente.

A negociação se arrastou por reuniões com os dirigentes do Lyon (FRA), que se mostraram irredutíveis. O diretor esportivo Juninho Pernambucano e o presidente Jean-Michel Aulas querem reaver ao menos parte do investimento feito na contratação do ex-São Paulo, mas o Fla ainda crê que irá vencer pelo cansaço.

O otimismo já foi maior para a transação, mas o Fla faz um recuo estratégico sem deixar de monitorar os passos do volante. As conversas ainda não acabaram e o Rubro-Negro está decidido a vencer pelo cansaço.

Thiago Mendes - Jeroen Meuwsen/Soccrates/Getty Images - Jeroen Meuwsen/Soccrates/Getty Images
Thiago Mendes está na mira do Flamengo
Imagem: Jeroen Meuwsen/Soccrates/Getty Images

"É difícil de falar que não tem mais espaço para jogador no grupo. Toda oportunidade que a diretoria tiver para me dar reforços será bem-vinda. O Kenedy é um jogador que está na Europa, tem muita qualidade e será recebido de braços abertos", disse o técnico Renato Gaúcho.

Um zagueiro virá para fechar o pacotão de contratações e esse nome virá do futebol europeu. Os cartolas namoraram Lyanco, do Torino, sondaram a situação de Robson Bambu, do Nice, mas esses negócios são improváveis. O departamento de futebol do clube mapeia opções no Velho Continente e não vê nenhuma possibilidade atraente no mercado doméstico.

"A gente vai receber todos muito bem. Esperamos que eles se adaptem o mais rapidamente possível e nos ajudem. A gente está muito feliz e vamos receber todos de braços abertos", comentou o volante Willian Arão.

Com o sonho da América ainda vivo, o Rubro-Negro volta suas atenções para a disputa do Brasileirão. No domingo (22), a equipe visita o Ceará, às 16h, no Castelão.