Topo

Série B - 2021

'Olímpicos' falham, e Vasco leva virada do Londrina em São Januário

Safira, do Londrina, celebra gol da virada sobre o Vasco, em São Januário, pela Série B do Brasileiro - Thiago Ribeiro/AGIF
Safira, do Londrina, celebra gol da virada sobre o Vasco, em São Januário, pela Série B do Brasileiro Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

18/08/2021 23h23

O Londrina surpreendeu o Vasco e venceu por 2 a 1, de virada, em São Januário, na noite de hoje (18), pela última rodada do primeiro turno da Série B do Brasileiro. O resultado foi construído com gols de Marquinhos Gabriel, para os donos da casa, e Marcelinho e Safira, pelo lado dos paranaenses. Com o triunfo, o Tubarão chegou a 19 pontos, enquanto o Cruz-Maltino permaneceu com 28 e perdeu a oportunidade de, ao menos, dormir no G4.

O duelo ficou marcado pelas falhas do goleiro Lucão e do zagueiro Ricardo Graça, dupla que foi ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio e voltou a atuar pela equipe da Colina.

Na próxima rodada, o Vasco encara o Operário, fora de casa, no sábado, enquanto o Londrina recebe o Brasil de Pelotas.

Londrina vence de novo na Colina

A última vez que Vasco e Londrina tinham se enfrentado em São Januário foi em 1978, em confronto válido pelo Brasileiro de 1977. À época, o Tubarão venceu por 2 a 0 e se classificou à semifinal, fazendo uma campanha que ficou marcada na história do clube.

Gramado ruim

Antes mesmo de a bola rolar, um ponto foi observado: o estado ruim do gramado de São Januário. Uma 'linha' na intermediária, inclusive, chamou a atenção dos que acompanhavam o duelo.

Jogo amarrado

A partida começou equilibrada e um pouco amarrada, com os times aplicando uma marcação mais forte e, por outro lado, tendo grandes dificuldades na criação de oportunidades de gol. Os chutes de média distância e os cruzamentos passaram a ser alternativas, mas sem sustos para os goleiros.

Que isso, artilheiro?

Como de costume, as melhores chances do Vasco acabaram sendo de Cano. Na primeira, após desvio de Romulo em cruzamento, acabou furando. Depois, recebeu na área e cabeceou, mas mandou por cima.

Na trave

O Vasco esteve perto de abrir o placar em finalização de Léo Jabá, que desviou em Saimon e pegou na trave esquerda do goleiro César.

Marquinhos Gabriel marca

Marquinhos Gabriel, do Vasco, celebra gol sobre o Londrina, pela Série B do Brasileiro - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Os comandados de Lisca iniciaram o segundo tempo com maior presença no campo de ataque e conseguindo mais espaços. A primeira chance foi com Cano. Pouco depois, aos 8 minutos, Romulo recuperou a bola na intermediária ofensiva, Leo Jabá cruzou e Marquinhos Gabriel, sem marcação, completou para a rede.

Londrina assusta

Com a vantagem no placar, o Vasco diminuiu o ritmo e tentou controlar a partida, mas o Londrina passou a gostar do confronto e deu alguns sustos ao sistema defensivo adversário. Lucão, inclusive, fez grande defesa após cabeceada de Saimon.

Lucão bate roupa, e visitantes empatam

Marcelinho, do Londrina, comemora gol sobre o Vasco, em São Januário, pela Série B do Brasileiro - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O Londrina chegou ao empate aos 25 minutos, quando Caprini bateu forte e o goleiro Lucão deu rebote. Marcelinho aproveitou e, de cabeça, deixou tudo igual.

Foi para frente

Após o empate, a equipe cruz-maltina buscou ir para cima para tentar o segundo gol. Além das muitas faltas, o Vasco errava muitos passes e encontrava dificuldade em finalizar de forma satisfatória as jogadas.

Virada do Londrina

O Londrina conseguiu a virada no fim do duelo, em cobrança de pênalti de Safira. O próprio jogador aproveitou falha de Ricardo Graça, invadiu a área e sofreu a falta.

Ricardo Graça chega a 100 jogos

Titular contra o Londrina, o zagueiro Ricardo Graça chegou a 100 partidas com a camisa do Vasco. O jogador, que é cria do clube, voltou a atuar pelo Cruz-Maltino após estar no elenco que conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

FICHA TÉCNICA:

VASCO 1 x 2 LONDRINA
Competição
: Campeonato Brasileiro Série B
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 18 de agosto de 2021, quarta-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Salim Fende Chavez (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Herman Brumel Vani (SP)
Cartões amarelos: Saimon, Matheus Bianqui, Tarik, Safira (LON)
Gols: Marquinhos Gabriel, do Vasco, aos 8'/2ºT; Marcelinho, do Londrina, aos 25'/2ºT; Safira, do Londrina, aos 42'/2ºT

VASCO: Lucão; Léo Matos, Miranda, Ricardo e Zeca; Romulo (Figueiredo), Juninho (Bruno Gomes), Sarrafiore (Gabriel Pec), Marquinhos Gabriel (Matías Galarza), Léo Jabá (Caio Lopes) e Cano. Técnico: Lisca

LONDRINA: César (Dalton), Matheus Bianqui, Saimon, Lucas Costa e Felipe; Tárik (Jean), Jhonny Lucas e Gegê (Bidia); Marcelinho (Luiz Henrique), Alisson Safira e Caprini. Técnico: Márcio Fernandes