Topo

Por que janela de transferência do PSG é uma das melhores da história?

Hakimi, Wijnaldum, Donnarumma, Sergio Ramos e Messi forma apresentados aos torcedores do PSG - John Berry/Getty Images
Hakimi, Wijnaldum, Donnarumma, Sergio Ramos e Messi forma apresentados aos torcedores do PSG Imagem: John Berry/Getty Images

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/08/2021 04h00

No último sábado (14), antes da vitória por 4 a 2 sobre o Strasbourg, pelo Campeonato Francês, os torcedores do Paris Saint-Germain sentiram um pouco do gosto do que está por vir nesta temporada europeia. O clube apresentou os cinco reforços da temporada: o goleiro Gianluigi Donnarumma, o zagueiro Sergio Ramos, o lateral/ala direito Achraf Hakimi, o meio-campista Georginio Wijnaldum e a cereja do bolo: Lionel Messi.

O técnico Mauricio Pochettino não pôde contar com as principais estrelas que chegaram na atual temporada (Messi e Ramos), e, mesmo assim, o PSG venceu com tranquilidade — como tem sido no âmbito nacional, apesar de ter perdido a última Ligue 1 para o Lille. A janela de transferência do time de Nasser Al-Khelaïfi é grandiosa só pelo fato de ter Messi, seis vezes o melhor jogador do mundo, mas ainda tem um dos melhores zagueiros desta geração (Sergio Ramos) e jovens que têm muito a evoluir (Donnarumma e Hakimi).

Donnarumma tem apenas 22 anos, mas joga desde os seus 16 anos. Na temporada 2015/16, pelo Milan, ele já era o centro das atenções no futebol italiano. Além disso, foi o protagonista da final da Eurocopa, na disputa de pênaltis entre Itália e Inglaterra, ao defender duas cobranças e dar o título a Azzurra após 53 anos.

E o melhor de tudo para o PSG, o arqueiro chega sem custos — ele estava sem contrato após não renovar com o Milan — assim como Wijnaldum, que estava no Liverpool e não assinou novo vínculo. Ou seja, o time francês tem em seu plantel dois grandes goleiros: Keylor Navas e, agora Donnarumma.

Hakimi tem os mesmos 22 anos do goleiro italiano, mas não veio de graça. O PSG pagou 60 milhões de euros (cerca de R$ 372 milhões na cotação atual) para tirar o marroquino da Inter de Milão. Ele, ao lado de Wijanldum, são os dois reforços que já estrearam com a camisa do time parisiense — o lateral já até balançou as redes na vitória sobre o Troyes por 2 a 1.

O defensor foi revelado nas categorias de base do Real Madrid, mas não conseguiu ter sequência por lá. Em 2018, Hakimi chegou ao Borussia Dortmund por empréstimo e conseguiu evoluir bastante. Em duas temporadas no time alemão disputou 73 partidas, marcou 12 gols e deu 17 assistências, se destacando por ser ofensivo e conseguir atuar tanto como lateral direito, mas também na linha do meio-campo como ala.

Suas boas atuações na Alemanha chamaram a atenção da Inter de Milão, que desembolsou 41 milhões de euros para tirá-lo do time merengue (que era detentor dos direitos do atleta). O jogador foi peça fundamental na nerazzurri campeã na temporada passada do Campeonato Italiano após 11 anos na fila.

Com Mbappé, Neymar e companhia, o PSG obteve o melhores resultado de sua história na Liga dos Campeões: a final na temporada 2019/20, quando perdeu para Bayern de Munique por 1 a 0. Agora, terá a ajuda de Messi, Sergio Ramos e Wijnaldum — três jogadores que já venceram a competição — mesclando com a juventude dos outros reforços. O objetivo não pode ser o domínio dentro do futebol francês, o PSG precisa mostrar o que é para a Europa também.