Topo

Fla faz 5 a 1 no Olimpia e vai à semi da Libertadores com melhor ataque

Jogadores do Flamengo comemoram gol pela Libertadores - Staff Images / CONMEBOL
Jogadores do Flamengo comemoram gol pela Libertadores Imagem: Staff Images / CONMEBOL

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/08/2021 21h04

Virtualmente classificado ao vencer o jogo de ida por 4 a 1, o Flamengo fez mais que seu dever de casa em Brasília. O time goleou o Olimpia (PAR) por 5 a 1 e carimbou seu lugar na semifinal da Libertadores. Com gols de Gabigol (dois), Bruno Henrique, Arão e Salcedo (contra), com Recalde descontando, o Rubro-Negro fez a festa do torcedor presente ao Mané Garrincha.

Com mais um massacre para a conta, o Fla assumiu o posto de ataque mais positivo da competição, com 28 gols. Antes de a bola rolar, o Palmeiras liderava com 26. Garantido na próxima fase, os cariocas aguardam o o vencedor do duelo entre Barcelona (EQU) e Fluminense, que decidem amanhã o confronto, em Guayaquil. Na ida, empate por 2 a 2 no Maracanã.

Com o sonho da América ainda vivo, o Rubro-negro volta suas atenções para a disputa do Brasileiro. No domingo (22), a equipe visita o Ceará, às 16h, no Castelão.

Everton e Arrascaeta deitam e rolam

Os dois cérebros do Flamengo foram grandes figuras do Flamengo em Brasília. Decisivos na hora do passe final, a dupla foi responsável por construir as melhores jogadas do time e confirmaram o momento ascendente sob a batuta de Renato Gaúcho.

Rodinei: bem na frente, inseguro atrás

Escolhido por Renato Gaúcho para substituir Isla, que se recupera de fadiga muscular, Rodinei voltou a atuar e teve atuação irregular. Com boas passagens pelo corredor, deu bola perfeita para Gabigol abrir o placar, embora tenha tomado algumas decisões erradas. Defensivamente, o jogador deu brechas por seu lado e deu um bote errado no lance que resultou no gol paraguaio.

Flamengo resolve sem problema

Ainda que longe de suas melhores noites, o Flamengo goleou o Olimpia para garantir a vaga. O time não teve toda aquela "fúria" para retomar a bola e amassar o rival, mas foi cirúrgico nas oportunidades criadas e liquidou o jogo sem sofrimento. Quarteto formado por Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol mostrou todo seu poder e deixou o sonho pelo tri ainda mais aceso.

Olimpia desaba após gol

Mesmo goleado na ida, o Olimpia tentou sair para o jogo e apostou em uma marcação forte para brecar o favorito Flamengo. O time fazia uma partida bem organizada, mas o gol de Gabigol desmantelou os planos do time paraguaio, que não deixou de batalhar mesmo em desvantagem. O desnível técnico, no entanto, foi determinante para a goleada.

Gabigol supera 2019
Gabigol celebra gol pelo Flamengo - Staff Images / CONMEBOL - Staff Images / CONMEBOL
Gabigol celebra gol pelo Flamengo
Imagem: Staff Images / CONMEBOL

Com mais dois golzinhos com a camisa do Flamengo, Gabigol chegou aos 10 marcados na Libertadores, superando em um o número que alcançou na edição de 2019. Ao todo, o camisa 9 tem 22 gols na competição continental e busca superar a marca de Luizão, maior artilheiro brasileiro no torneio (29).

Cronologia

Aos 29 minutos do primeiro tempo, Rodinei cruzou e Gabigol completou para o gol. Aos 36, Arrascaeta cruzou na medida e Bruno Henrique cabeceou para o gol. Aos 44, Recalde fez a festa dentro da área, driblou Léo Pereira, deixou Diego Alves e marcou. Aos 3 do segundo tempo, Arão aproveitou sobra na área e ampliou. Aos 10 minutos, Salcedo tocou para a própria rede após escanteio. Aos 32, Gabigol cabeceou o fez o quinto.

Naçao presente
Torcida do Flamengo no Mané Garrincha - Mateus Bonomi/AGIF - Mateus Bonomi/AGIF
Torcida do Flamengo no Mané Garrincha
Imagem: Mateus Bonomi/AGIF

Pela segunda vez desde a explosão da pandemia, o Flamengo contou com o calor de seu torcedor. Assim como no duelo contra o Defensa y Justicia, o Mané Garrincha recebeu público. Desta vez, o estádio de Brasília tinha 30% de sua capacidade e 11.211 torcedores pagaram ingresso.

Reforço

Após um "mochilão" pela Europa, o Fla acertou seu primeiro reforço. Anunciado hoje, o atacante Kenedy acertou seu empréstimo e já deixou seu primeiro recado para a galera.

"Fala, Nação, estou chegando, não vejo a hora de vestir o manto e encontrar todos vocês".

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO x OLIMPIA (PAR)

Competição: Jogo de volta das quartas de final da Libertadores
Local: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Dia: 18 de agosto de 2021 (quarta-feira)
Horário: 19h15 (horário de Brasília)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Tulio Moreno (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)
VAR: John Ospina (COL)
Gols: Gabigol, aos 29 minutos do primeiro tempo; Bruno Henrique, aos 36 minutos do primeiro tempo; Recalde, aos 44 minutos do primeiro tempo. Willian Arão, aos 3 minutos do segundo tempo; Salcedo (contra), aos 10 minutos no segundo tempo. Gabigol, aos 31 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Sosa, Ojeda, Otálvaro, Gamarra (OLI); Vitinho (FLA)
Cartões vermelhos: -

FLAMENGO: Diego Alves; Rodinei (Matheuzinho), Léo Pereira, Bruno Viana e Filipe Luís (Ramon); Willian Arão, Diego, Everton Ribeiro (Pedro) e Arrascaeta (Michael); Bruno Henrique (Vitinho) e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho

OLIMPIA: Aguilar; Otálvaro, Salcedo, Gamarra e Torres; Ortiz, ,Ojeda, Derliz Gonzales e Sosa (Quintana); Roque Santa Cruz (González) e Recalde (Camacho). Técnico: Enrique Landaida

Bastidores da classificação do Flamengo à semifinal da Libertadores 2021