Topo

Jornal francês associa Taleban a Messi e PSG em capa polêmica; entenda

Conhecida pelo sarcasmo em suas publicações, Charlie Hebdo colocou mulheres com burcas que simulam camisa do argentino - Reprodução/Twitter
Conhecida pelo sarcasmo em suas publicações, Charlie Hebdo colocou mulheres com burcas que simulam camisa do argentino Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

18/08/2021 07h47

O jornal francês Charlie Hebdo, conhecido pelo espírito crítico e sarcástico em seus conteúdos, fez uma associação entre o Taleban (grupo extremista que tomou o poder no Afeganistão) e o acerto de Lionel Messi pelo PSG.

Na capa de sua edição semanal, o veículo estampa uma ilustração de mulheres caminhando completamente cobertas com burcas, que simulam a camisa que será usada por Messi na equipe francesa, incluindo o número 30.

A escolha do conteúdo se dá porque, no final da década de 90 - quando o grupo extremista também controlava o país do oriente médio -, o regime ficou marcado pela forte opressão às mulheres, que eram proibidas, por exemplo, de sair de casa sem a companhia de um homem e sem usar burca.

"Taleban: é pior do que pensávamos", diz o título da edição, que alfineta o PSG justamente pela equipe ser de propriedade da Qatar Sports Investment (QSi).

O grupo em questão é ligado ao governo do Qatar e, para alguns, há relação direta do país com o financiamento de radicais desde o início do século - em 2001, tropas dos EUA tiraram o Taleban do comando do Afeganistão.