Topo

Benfica vence o PSV e abre vantagem no playoff da Liga dos Campeões

Julian Weigl comemora gol do Benfica contra o PSV, pela Liga dos Campeões - AFP
Julian Weigl comemora gol do Benfica contra o PSV, pela Liga dos Campeões Imagem: AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/08/2021 17h54

O Benfica saiu na frente do PSV na busca por uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os comandados de Jorge Jesus venceram os holandeses por 2 a 1, no Estádio da Luz, em Portugal. Rafa Silva e Weigl foram os que marcaram pelos portugueses. Os visitantes diminuíram com Gakpo.

A primeira etapa foi de muito equilíbrio entre os adversários. Mesmo assim, o Benfica conseguiu virar para o segundo tempo com dois gols à frente. Já nos 45 finais, o PSV teve total controle da partida, marcou um belo gol de fora da área e obrigou o goleiro Vlachodiomos fazer boas defesas para evitar que sofressem o empate.

Com o resultado, o Benfica viaja para Holanda com uma vantagem de um gol ao seu favor. Como a nova regra da Champions elimina o regulamento de gol fora, os holandeses precisarão vencer com um gol de diferença para conseguir o empate, ou dois em diante para conseguir a vitória direto. A última vez que os comandados de Jorge Jesus perderam de 2 a 0 foi em maio deste ano, na final da Taça de Portugal, contra o Braga.

Os clubes voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (24), no PSV Stadion, na Holanda, às 16h (de Brasília). Antes disso, ambos têm compromissos no sábado (21). O Benfica visitará o Gil Vicente, pelo Campeonato Português, e o PSV receberá o Cambuur, pelo Campeonato Holandês.

Primeiro tempo

A primeira etapa foi de muita intensidade por ambas as equipes. Aos 9 minutos, o Benfica abriu o placar com Rafa Silva. O atacante recebeu um passe de Yaremchuck e chutou no canto do goleiro, não dando chances para Drommel evitar o gol.

O Benfica seguiu impondo o ritmo de jogo até os 25 minutos. Depois disso, o PSV chegou a balançar as redes com Zahavi, mas o lance foi anulado por impedimento. Aproveitando o bom momento, o time holandês ficou perto de deixar tudo igual no Estádio da Luz, mas os donos da casa souberam lidar com a pressão.

Na reta final da partida, Lucas Veríssimo colocou o Benfica de volta ao jogo com um chute de fora da área. No lance seguinte, J. Weigl aproveitou a sobra de um escanteio e ampliou o placar para os comandados de Jorge Jesus.

Segundo tempo

O PSV voltou com força total para a segunda etapa. Aos 6 minutos de jogo, com um chute de fora da área, Gakpo não deu chances para Vlachodiomos e diminuiu o placar. Depois disso, o arqueiro precisou trabalhar bastante para evitar que os visitantes igualassem o placar.

Enquanto trabalhava muito o setor defensivo, os portugueses viram Gotze ficar muito perto de balançar as redes, mas Vlachodiomos pegou literalmente na linha. Até os 30 minutos do segundo tempo o domínio foi total do PSV, que obrigou Jorge Jesus fazer algumas mudanças para tentar alterar o cenário que estava passando em casa.

Nos 15 finais, a partida continuou sob controle do PSV, mas com as trocas feitas pelo Mister, o Benfica fortaleceu ainda mais o setor defensivo, o que evitou a possibilidade dos visitantes conseguirem deixar tudo igual, finalizando os primeiros 90 minutos com a vantagem de 2 a 1 para os mandantes.

Desempenho no playoff

O Benfica está no 'caminho da liga' para conseguir uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões. O primeiro desafio foi contra o Spartak Moscow. Tanto na ida, quanto na volta, os comandados de Jorge Jesus levaram a melhor por 2 a 0 e encaminharam a vaga na decisão diante dos holandeses para tentar avançar.

Já o PSV teve duas partidas antes de encontrar os portugueses, as vítimas foram Galatasaray e Midtjylland.

Quem passar, além de garantir a presença na competição europeia, embolsará um valor de 37,2 milhões de euros. Os seis vencedores dos playoffs se juntarão aos 26 já classificados e o sorteio da fase de grupos acontecerá dia 26. Os que não se classificarem vão para a Liga Europa, que será chaveada no dia seguinte.