Topo

Supercopa da Alemanha - 2021

Lewa brilha, Bayern vence o Borussia e é campeão da Supercopa da Alemanha

Robert Lewandowski comemora gol do Bayern de Munique contra o Borussia Dortmund na final da Supercopa da Alemanha - REUTERS
Robert Lewandowski comemora gol do Bayern de Munique contra o Borussia Dortmund na final da Supercopa da Alemanha Imagem: REUTERS

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/08/2021 17h26

O Bayern de Munique venceu o Borussia Dortmund por 3 a 1, no Signal Iduna Park e é campeão da Supercopa da Alemanha 2021. Os comandados de Julian Nagelsmann saíram na frente com Lewandowski e Muller. Os donos da casa chegaram a diminuir com um golaço de Reus, mas o goleador polonês ampliou para os bávaros e fechou o placar.

Com o resultado, o Bayern chegou ao seu nono título da Supercopa, torneio que reúne os campeões do Campeonato Alemão e da Copa da Alemanha da temporada anterior. O destaque da partida ficou para Robert Lewandowski, que marcou duas vezes, deu passe para o gol de Muller e encaminhou o resultado.

Do lado dos comandados de Marco Rose, Haaland não teve a melhor das atuações, o norueguês chegou a marcar um gol, mas estava em posição ilegal. A defesa dos bávaros mostrou muita solidez, evitando que levassem perigo às traves de Neuer. O único gol, de Reus, foi um chute muito bem colocado de fora da área.

Primeiro tempo

A primeira etapa começou bem equilibrada entre ambas as equipes. Nos 10 primeiros minutos de jogo, o Bayern ocupou mais o setor defensivo do Borussia e chegou a aproveitar alguns erros de saída de bola, mas não conseguiu abrir o placar.

A primeira chance da partida veio dos pés de Reus, que ficou cara a cara com Neuer e o goleiro alemão levou a melhor, evitando que os donos da casa saíssem na frente. Depois disso, Muokoko balançou as redes, mas em posição ilegal.

O placar foi estreado aos 40 minutos de jogo. Após a recuperação de bola dos bávaros, o contra-ataque acabou nos pés de Gnabry, que encontrou Lewandowski na área. O polonês não desperdiçou e marcou de cabeça.

Segundo tempo

Na segunda etapa, aos 4 minutos de jogo, Muller ampliou para o Bayern de Munique. Em uma jogada que começou com Davies, Lewandowski desviou de letra e o meio-campista colocou para dentro.

A resposta não demorou muito por parte do Borussia, aos 7 minutos, Haaland marcou, mas estava em posição ilegal. Porém, aos 18 minutos, Reus marcou um golaço de fora da área.

Por mais que a partida tivesse entrado em uma disputa direta, com 28 minutos, Lewandowski teve muita calma ao ficar frente a frente com Kobel e fez o terceiro dos bávaros.

Homenagem

O Bayern de Munique homenageou Gerd Müller antes da partida contra o Borussia Dortmund pela final da Supercopa da Alemanha. Durante o minuto de silêncio no Signal Iduna Park, além das imagens do ex-jogador nos telões, Robert Lewandowski e Thomas Müller seguraram uma camisa com o número 9 e o nome da lenda do futebol alemão.

Além disso, os bávaros entraram em campo com uma faixa preta no braço, simbolizando o luto pelo do ídolo do Bayern, que morreu no último final de semana, aos 75 anos.

Bayern de Munique homenageia Gerd Müller na final da Supercopa da Alemanha - Lars Baron/Getty Images - Lars Baron/Getty Images
Bayern de Munique homenageia Gerd Müller na final da Supercopa da Alemanha
Imagem: Lars Baron/Getty Images

Próximos compromissos

Após um empate na primeira rodada, o Bayern de Munique volta aos gramados no domingo (22), quando recebe o Colônia, em casa. Já o Borussia, que estreou com vitória, visitará o Freiburg, no sábado (21). Ambas as partidas são válidas pela segunda rodada do Campeonato Alemão.