Topo

Bahia

Bahia demite Dado Cavalcanti após novo tropeço em casa

Treinador estava no comando do clube nordestino desde dezembro do ano passado  - Felipe Oliveira / EC Bahia
Treinador estava no comando do clube nordestino desde dezembro do ano passado Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Do UOL, em São Paulo

17/08/2021 10h15Atualizada em 17/08/2021 13h09

O Bahia anunciou, na manhã de hoje, a demissão do técnico Dado Cavalcanti do comando da equipe após uma passagem que começou em dezembro do ano passado e que durou 51 partidas.

No comunicado do clube baiano, a diretoria não deixou claro se o treinador havia sido demitido ou se houve algum acordo entre as partes para encerrar o vínculo. Horas depois, Dado emitiu uma nota que confirmou sua demissão. Confira:

"Nesta manhã (17 de agosto), o treinador Dado Cavalcanti foi comunicado de seu desligamento do comando do Esporte Clube Bahia. Assumi o clube num momento delicado, conseguimos o primeiro objetivo do time, que era manter a equipe na Série A do Campeonato Brasileiro em 2020, um ano muito complicado devido a pandemia e conseguimos ainda classificar a equipe para a Copa Sul-Americana, que foi muito importante para o clube. Depois, com o trabalho mantido para a temporada 2021, conseguimos o 4º título da Copa do Nordeste, o maior feito dos últimos 4 anos. Saio com o time na 13º posição no Campeonato Brasileiro e quero agradecer aos dirigentes do Bahia pela oportunidade, e a todos que acreditaram no meu trabalho. Vivi cada minuto dentro do clube de forma intensa. Saio pela porta da frente e agradeço por ter feito parte desse Gigante Clube Brasileiro. Deixo também meu muito obrigado aos funcionários do clube, atletas, membros da comissão técnica e a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para o que trabalho fosse realizado. Desejo sucesso ao Esporte Clube Bahia e fico na torcida", escreveu o treinador.

A partir da atual edição do Brasileirão, o clube que tomar a iniciativa de dispensar dois técnicos na mesma temporada não poderá acertar com um terceiro — Dado foi quem iniciou o campeonato nacional à frente do Tricolor de Aço.

A saída se dá após a derrota para o Atlético-GO em casa, em jogo realizado no último fim de semana. A equipe nordestina ocupa a 13ª posição na tabela do torneio nacional com 18 pontos e já foi eliminada tanto da Copa do Brasil quanto da Sul-Americana.

O português Bruno Lopes, responsável por treinar o time de transição, vai comandar o Bahia interinamente nos próximos dias.

Leia o comunicado:

O Esporte Clube Bahia comunica que Dado Cavalcanti não é mais o treinador do Esquadrão. O profissional, que assumiu o comando da equipe principal no último mês de dezembro, conduziu a reação tricolor no Brasileirão 2020 e a conquista da Copa do Nordeste 2021.

Em 51 jogos ao longo de oito meses, venceu 21, empatou 11 e perdeu 19, além de 81 gols marcados e 61 sofridos. Junto com ele, deixam o time os auxiliares Pedro Gama e Dito Wolley.

O trabalho desta terça-feira (17) será dirigido pelo português Bruno Lopes, técnico do Time de Transição. Enquanto a diretoria define o substituto de Dado, o elenco sub-23 será liderado por Eduardo Guadagnucci, do sub-20.

A passagem do pernambucano no clube seria ainda maior não fosse a pandemia. Entre abril de 2019 e março de 2020, quando se iniciaram os efeitos do novo coronavírus, Dado levou a equipe para a semifinal do Campeonato Brasileiro de Aspirantes e para o título do Campeonato Baiano, o qual esteve em mais da metade da campanha.

Agradecemos os ótimos serviços prestados e desejamos grande sorte em seus novos desafios.

Bahia