Topo

Sem aviso oficial da Fifa, Uruguai mantém quatro estrelas na sua camisa

Luis Suárez comemora gol do Uruguai contra o Chile, nas Eliminatórias para a Copa de 2022 - Raul Martinez -Pool/Getty Images
Luis Suárez comemora gol do Uruguai contra o Chile, nas Eliminatórias para a Copa de 2022 Imagem: Raul Martinez -Pool/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São PAulo

16/08/2021 18h54

Segundo informações dos sites Referí e Ovación, a Seleção do Uruguai continuará utilizando quatro estrelas em sua camisa. No último 3, circulou uma informação de que a Fifa havia pedido para a Puma, fornecedora de material do time, retirar duas estrelas. No entanto, a informação foi negada Gastón Tealdi, vice-presidente da AUF (Associação Uruguaia de Futebol).

As estrelas que seriam retiradas são referentes as medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, quando a Fifa organizou o torneio. As outras duas, que nunca correram risco de deixar o manto celeste, são das conquistas em 1930 e 1950 da Copa do Mundo.

"Conversamos com a Fifa e eles nos disseram que não havia comunicação oficial, então, até que isso acontecesse, continuaríamos com a camisa como a estávamos usando", disse Tealdi para o Ovación.

Caso a entidade máxima do futebol solicite a retira, a AUF espera preparar um dossiê junto da Associação de Historiadores e Pesquisadores do Futebol Uruguaio (AHIFU) para garantir a permanência.

Também em entrevista ao portal uruguaio, Jorge Casales, diretor de competições da (AUF) contou que o modelo da camisa para a próxima Copa do Mundo começará a ser definido já na próxima semana. Se não houver nenhuma novidade, ele terá as quatro estrelas acima do brasão da AUF.

A próxima partida do Uruguai será pela nona rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. No dia 2 de setembro, às 22h (de Brasília), o time enfrenta o Peru no estádio Nacional de Lima.