Topo

ANÁLISE

RMP: "Se eu fosse Renato Gaúcho, pouparia jogadores contra o Olimpia"

Do UOL, em São Paulo

16/08/2021 04h00

Sem grandes dificuldades, o Flamengo venceu o Sport por 2 a 0 neste domingo (15), em Volta Redonda, pela 16ª rodada do Brasileirão. O time rubro-negro ficou a um ponto do G-4 da competição, mas ainda tem dois jogos atrasados. A equipe agora volta suas atenções para o duelo de volta contra o Olimpia, na quarta-feira (18), pelas quartas de final da Libertadores.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabela Labate, Renato Maurício Prado, Mauro Cezar Pereira e Milly Lacombe - os comentaristas discutiram qual Flamengo deve entrar em campo para a partida no estádio Mané Garrincha. Eles defenderam a escalação de um time misto, até pela goleada por 4 a 1 do Fla no Paraguai.

Além da grande vantagem obtida no placar, também pesa o clima tenso no jogo disputado no Paraguai. O lateral Victor Salazar sofreu traumatismo craniano após um choque com Arrascaeta. O jogador do Olimpia teve convulsões, perdeu a consciência e foi levado ao hospital. O VAR considerou o lance como involuntário.

"Fico me perguntando se vai botar o time titular desde o início. Tem um papo meio torto de que os jogadores do Olimpia estão querendo se vingar do Arrascaeta. Tenho medo de que um paraguaio dê uma botinada nele e possa causar um desfalque sério no Flamengo. Se eu fosse o Renato Gaúcho, não iria com o time titular inteiro. Pouparia alguns jogadores, talvez até o Arrascaeta. Dá para ganhar do Olimpia com meio time. Não dá para poupar todo mundo para não dar chance ao azar e também porque esse jogo terá público", disse Renato.

Milly considera arriscado escalar Arrascaeta como titular por conta do contexto criado na partida no Paraguai. "Me parece que o afeto mobilizado pelo Olimpia é a raiva. Eu tiraria o Arrascaeta. Foi muito tenso o que aconteceu. Também acho que foi um choque normal, mas não é isso que será usado no jogo de volta. Acho algo da ordem do impossível que esse jogo sofra alguma reviravolta, mas acho bastante possível que essa raiva, na melhor das hipóteses, termine com alguém expulso", opinou.

Renato reforçou a ideia de que, com a vaga bem encaminhada, o Fla deveria optar por escaar alguns reservas. "Estou curioso para ver o que o Flamengo vai fazer nesse jogo contra o Olimpia. Essa partida já está decidida. Mas se você vende ingressos e entra com um time C, fica complicado. Mas não colocaria o time titular do goleiro ao ponta-esquerda. Faria uma análise de desgaste. O Pedro, por exemplo, jogou hoje [ontem] no sacrifício. Está com o tornozelo inchado e só jogou porque o Gabigol estava suspenso.", observou.

Pela sequência de jogos que o Flamengo terá, Mauro também acha mais prudente dar um descanso a alguns atletas para o jogo da Libertadores. "Acho que dá pra poupar mais jogadores para quarta-feira e deixá-los no banco. A vantagem é muito grande. Tem que haver um certo pragmatismo nessa hora. O Flamengo tem mais jogos para fazer. Nesse momento, faz sentido fazer uma gestão do elenco e poupar um jogador ou outro. Seja o Arrascaeta por conta dessa situação e do risco de um maluco dar um pontapé nele, e também pensando que, no domingo, o Flamengo joga contra o Ceará", completou.