Topo

Torcedores protestam contra presidente do Barcelona após saída de Messi

Protesto contra Laporta nas proximidades do Camp Nou - Reprodução Twitter
Protesto contra Laporta nas proximidades do Camp Nou Imagem: Reprodução Twitter

Do UOL, em São Paulo

15/08/2021 13h22

O Camp Nou, estádio do Barcelona, amanheceu, neste domingo (15), tomado por protestos de torcedores contra a saída de Lionel Messi. Os banners apresentavam críticas ao presidente do clube, Joan Laporta.

O clube começa a era pós-Leo Messi em um ambiente rarefeito. A equipe do Barça abre a Liga 2021-22 neste domingo (15), no Camp Nou, contra o Real Sociedad, com a lesão causada pela saída do craque argentino tão recente que ainda está longe de cicatrizar.

Nas proximidades do estádio do Cule, surgiram faixas desqualificando a gestão do presidente acusando-o, entre outras coisas, de ser "mentiroso" e "lacaio de Florentino" Pérez após a rejeição do Barça, assim como o presidente do Real Madrid, ao acordo da LaLiga com a CVC que teria permitido a renovação de Messi, agora um novo jogador do PSG.

"Messi em Paris e você em Ibiza"," Laporta Judas, você traiu a Deus" e "Barça não é da sua conta" eram algumas das frases que podiam ser lidas nas faixas penduradas nos arredores do Camp Nou. Essa é a primeira vez que o estádio abre as portas ao público desde março de 2020, uma vez que as restrições de acesso ao local foram parcialmente levantadas pelas autoridades, como medida preventiva contra a pandemia de coronavírus.

O mais novo camisa 30 do PSG foi anunciado na última semana. O craque assinou com o clube francês por duas temporadas, com uma adicional. O PSG não divulgou os valores do negócio. Segundo informações do jornalista Fabrizio Romano, Messi receberá um salário de cerca de 35 milhões de euros (R$ 215,5 milhões) por temporada.

"Estou impaciente por começar um novo capítulo da minha carreira em Paris", disse Messi em suas primeiras palavras como atleta do PSG.

O jogador comentou alguns temas durante a entrevista coletiva realizada na apresentação ao PSG.

Jogar com Neymar e Mbappé

"Para mim, será uma felicidade gigantesca poder dividir o dia a dia com jogadores fenomenais, pessoas incríveis. E minha vontade é começar logo a treinar, a competir. Farei isso com os melhores. Isso certamente é maravilhoso. Será maravilhoso viver o dia a dia e aproveitar a companhia deles."

Saída do Barcelona

"Claro, tudo que aconteceu na última semana para mim foi muito difícil por um lado, emocionante por outro. Não deixo para trás tudo que vivi no Barcelona. Tudo não some de um dia para o outro. Mas estou muito feliz por estar aqui, começar essa nova etapa. E agradeço à minha família por estar comigo. E minha semana foi de altos e baixos, muitos e muitos sentimentos. A gente foi assimilando isso da maneira possível."

Tem receita para ganhar a Champions?

"Não é fácil. Às vezes, um time excelente, o melhor do mundo, pode não ganhar. Isso é futebol, detalhes podem te deixar fora de um torneio. A Champions é muito difícil, o PSG sabe disso. Tinha um time excelente e não conseguiu conquistar. É a competição onde os grandes se encontram. Qual a receita? Não sei. Um grupo forte e unido é fundamental, e sei que no PSG tem isso. E tem que ter um pouco de sorte no futebol. E ela precisa ser conquistada, precisa estar do nosso lado. Mas nem sempre o melhor time ganha, muitos não ganharam. E por isso a Champions é um torneio tão gostoso de assistir."

O que acha do elenco?

"É um time praticamente pronto, foram feitas contratações para a temporada. O PSG esteve perto de vencer a Champions em outras oportunidades. E estou aqui para ajudar, dar o melhor, com muita vontade, sede de jogo. Nunca tive tanta vontade de jogar. Tenho o objetivo, quero uma Champions, e estou no lugar para ter uma chance desse título."