Topo

Botafogo

Botafogo bate o lanterna Brasil-RS e ultrapassa Vasco na tabela da Série B

Joel Carli comemora gol do Botafogo contra o Brasil de Pelotas pela Série B - Jorge Rodrigues/AGIF
Joel Carli comemora gol do Botafogo contra o Brasil de Pelotas pela Série B Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Colaboração para o UOL, de São Paulo

15/08/2021 20h11

Com gol do veterano Joel Carli, o Botafogo bateu o lanterna Brasil de Pelotas por 1 a 0 na noite de hoje (15), no Nilton Santos. A partida valeu pela 18ª rodada da Série B do Brasileirão.

O resultado fez o Fogão empatar com o Vasco na classificação, ambos com 28 pontos. Porém, o Botafogo tem dois gols a mais que o rival e, por isso, agora é o oitavo colocado, a dois pontos do G4.

Já o Brasil de Pelotas continua amargando a lanterna da Série B. O time xavante soma apenas 12 pontos e não vence há seis jogos.

Na próxima rodada, a última desse primeiro turno, o Botafogo visita o Guarani, na quarta (18) às 19h, e o Brasil-RS recebe o CSA, na quinta (19) às 21h30.

Mais um ótimo jogo do garçom Navarro

Com mais uma assistência, desta vez para o gol de Joel Carli, Rafael Navarro se consolida como o garçom do Fogão em 2021. Ao todo são sete assistências do atacante, além de outros cinco gols que ele mesmo marcou. No fim do segundo tempo, ele saiu para a entrada do xará Rafael Moura.

Faltou capricho para o Oliveira

Na lateral direita do Brasil, Oliveira teve uma das atuações mais apagadas da partida. Em suas poucas participações no jogo, disputou a bola com Pedro Castro em lance que o Botafogo considerou pênalti. Ele também finalizou sem perigo numa das poucas chances do Brasil na primeira etapa.

Arbitragem criticada no Engenhão

Outro que não teve uma grande atuação, pelo menos na visão dos botafoguenses, foi o árbitro Thiago Scarascati. O Botafogo reclamou de dois pênaltis no começo do segundo tempo. Um por conta de uma falta em Pedro Castro e outro por conta de um toque de mão na área após escanteio.

Na transmissão do canal Premiere, a comentarista de arbitragem Fernanda Colombo também questionou a distância permitida pelo árbitro em uma cobrança de falta. Segundo ela, a barreira estava bem abaixo dos 9,15m que a regra exige.

Joel Carli: titular, capitão e artilheiro

Após reestrear na semana passada, diante da Ponte Preta, Joel Carli voltou à titularidade na zaga do Fogão, com direito à braçadeira de capitão. Aos 37 do primeiro tempo, ele abriu o placar após receber o passe de Rafael Navarro. Segundo o perfil "Fogostats", o Botafogo nunca perdeu quando "El Capitán" balançou as redes.

Resumo do primeiro tempo

Não foi uma etapa inicial das mais agitadas. O Botafogo teve a maior posse de bola, mas enfrentava dificuldades diante da forte marcação do Brasil. O time xavante, por sua vez, não conseguia criar chances quando tinha a bola nos pés. O placar saiu do zero graças ao zagueiro Joel Carli, que só teve o trabalho de empurrar para as redes após o passe do Navarro.

Resumo do segundo tempo

Precisando reagir, o Brasil tentou partir para cima. Isso deixou o jogo mais aberto, o que foi bom para o Botafogo, que criou mais chances. O time carioca reclamou de dois pênaltis, mas também teve duas cobranças de falta próximas à grande área em que não conseguiu converter.

No último minuto do jogo, o Brasil teve a chance de empatar na cobrança de falta de Gabriel Terra, mas a bola subiu demais e foi direto para a linha de fundo.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 BRASIL DE PELOTAS

Competição: Campeonato Brasileiro - Série B (18ª rodada)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro/RJ
Data: 15 de agosto de 2021, domingo
Hora: 18h15 (de Brasília)
Árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)
Assistentes: Fabio Rogerio Baesteiro e Vitor Carmona Metestaine (ambos de SP)

Gols: Joel Carli (Botafogo) aos 37' do 1º Tempo
Cartões amarelos: Oliveira e Arthur (Brasil-RS)

Botafogo: Diego Loureiro; Daniel Borges, Kanu, Joel Carli (Gilvan) e Hugo; Luís Oyama, Pedro Castro, Marco Antônio (Warley), Chay (Matheus Frizzo) e Diego Gonçalves (Enio); Rafael Navarro (Rafael Moura). Técnico: Enderson Moreira

Brasil de Pelotas: Matheus Nogueira; Oliveira, Leandro Camilo, Arthur e Paulinho; Denilson (Diego Gomes), Kevin (Ramon) e Wesley (Rômulo); Renatinho (Gabriel Terra), Júnior Viçosa e Netto (Vidal). Técnico: Cléber Gaúcho

Botafogo