Topo

São Paulo marca no fim, respira no Brasileirão e afunda o Grêmio no Z-4

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

14/08/2021 22h58

O São Paulo conquistou uma importante vitória na noite deste sábado (14). Com um gol nos acréscimos de Igor Gomes, o Tricolor paulista bateu o Grêmio, por 2 a 1, e se distanciou da zona de rebaixamento. O Imortal, que vinha de uma de uma boa sequência após a chegada de Felipão, volta a tropeçar e segue na vice-lanterna na tabela de classificação.

A partida teve dois gols de falta ainda na etapa inicial: o primeiro de Vitor Bueno, para o São Paulo, e depois com Vanderson para os gaúchos. No segundo tempo, o jogo seguiu disputado, com o Tricolor do Morumbi dominando o meio de campo, mas sofrendo nos contra-ataques. No apagar das luzes, Igor Gomes entrou na área gremista para concluir passe de Rigoni e dar números finais ao jogo.

Com a vitória, o São Paulo respira no Brasileirão, chega aos 18 pontos, se distancia da zona de rebaixamento e encosta no grupo dos classificados para a Copa Sul-Americana do ano que vem. Já o Grêmio, segue com dez pontos ganhos em 48 disputados (23,8% de aproveitamento) e está na 19ª posição, com vantagem apenas diante da Chapecoense — a lanterna do campeonato.

Quem foi bem: Vanderson

Lateral direito fez, além do golaço em cobrança de falta, jogo bastante participativo. Com direito a meia-lua, várias tabelas e apoio por dentro. Foi válvula de escape durante boa parte do duelo e até bola de segurança para a defesa.

Quem foi mal: Talles

O garoto, de apenas 19 anos, não fez uma grande partida no Morumbi. Ficou preso na marcação gremista, encontrou dificuldades para dar mobilidade ao meio de campo e não se apresentou ao ataque. Acabou sendo substituído no intervalo para a entrada de Gabriel Sara.

STJD recusa pedido e Benítez vira baixa

O São Paulo tinha esperanças de contar com Benítez no duelo diante do Grêmio. Expulso na rodada passada, contra o Athletico-PR, o meia-atacante tinha um recurso em tramitação no STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva), mas o Tribunal recusou o pedido do clube do Morumbi. Com isso, o jogador não pôde ser relacionado e foi baixa.

Vitor Bueno enche o pé e abre o placar

Escalado como titular no ataque, Vitor Bueno foi um dos destaques do primeiro tempo. O jogador abriu o placar no Morumbi com um gol de falta da entrada da área, em um lance que ele mesmo sofreu a falta. O são-paulino encheu o pé e não deu chances de defesa para Chapecó.

Vanderson empata em grande estilo

Se o gol do São Paulo nasceu de uma falta da entrada da área, o Grêmio devolveu na mesma moeda. Também de um posicionamento frontal, o lateral Vanderson bateu de chapa, fazendo curva, e venceu Tiago Volpi. A bola ainda bateu no travessão e foi tocada pelo goleiro são-paulino antes de estufar as redes.

São Paulo sobe ao ataque e dá contra-ataque ao Grêmio

O início do segundo tempo no Morumbi foi marcado pela superioridade dos mandantes, que subiram os laterais e pressionaram o Grêmio em seu campo de defesa. Mesmo com mais posse de bola e mais perto do gol adversário, o São Paulo viu a equipe gaúcha avançar em perigosos contra-ataques com Douglas Costa e Alisson pela esquerda.

Substituições de Crespo melhoram o São Paulo

Preocupado com o jogo da próxima terça, contra o Palmeiras, pela Copa Libertadores, o técnico Hernán Crespo poupou uma série de titulares. No segundo tempo, com dificuldades para entrar na área do Grêmio, o argentino mandou a campo Rigoni, Liziero, Gabriel Sara e Rojas e viu o time melhorar, sobretudo pela atuação dos dois primeiros.

Douglas Costa faz melhor jogo desde a reestreia

Camisa 10 começou pela esquerda, mas ao longo do jogo flutuou por todos os lados do ataque. Ainda no primeiro tempo, teve lampejos criativos e levou o time adiante. Na etapa final, emendou corrida contra Miranda, distribuiu bons passes curtos e longos. Encaixou virada de jogo e fez a melhor atuação, desde a reestreia pelo Grêmio, em junho.

Próximos jogos

Agora, o São Paulo volta suas atenções para a Copa Libertadores. Na próxima terça (17), o Tricolor do Morumbi decide uma vaga contra o rival Palmeiras nas semifinais do torneio continental, no Allianz Parque. No jogo de ida, o Choque-Rei acabou empatado em 1 a 1.
O Grêmio entra em campo na próxima quarta (18) para encarar o Cuiabá, na Arena Pantanal, em jogo atrasado da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA


SÃO PAULO 2x1 GRÊMIO

Competição: Campeonato Brasileiro (16ª rodada)

Data: 14/8/2021 (sábado)

Horário: 21h (de Brasília)

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)

Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Alex dos Santos (SC)

VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

Cartões amarelos: Bruno Alves, Igor Gomes e Reinaldo (São Paulo); Geromel e Felipão (Grêmio)

Cartões vermelhos: -

Gols: Vitor Bueno, aos 12' do 1º tempo (1-0); Vanderson, aos 19' do 1º tempo (1-1); Igor Gomes, aos 48' do 2º tempo (2-1)

São Paulo: Tiago Volpi; Bruno Alves, Miranda e Diego Costa; Igor Vinícius, Luan (Liziero), Talles (Gabriel Sara), Igor Gomes e Reinaldo; Galeano (Rigoni) e Vitor Bueno (Joao Rojas). Técnico: Hernán Crespo.

Grêmio: Chapecó; Vanderson, Ruan, Geromel e Cortez; Lucas Silva, Thiago Santos e Jean Pyerre (Darlan); Douglas Costa (Luiz Fernando), Alisson (Diogo Barbosa) e Borja (Léo Pereira). Técnico: Felipão.