Topo

Brasileirão - 2021

Como Drogba impactou as passagens frustradas de Crespo e Felipão no Chelsea

Didier Drogba e Hernán Crespo, na época do Chelsea - Darren Walsh/Chelsea FC via Getty Images
Didier Drogba e Hernán Crespo, na época do Chelsea Imagem: Darren Walsh/Chelsea FC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/08/2021 04h00

Em lados opostos na partida de hoje (14) entre São Paulo e Grêmio, pelo Brasileirão, Hernán Crespo e Felipão têm o Chelsea como ponto em comum da carreira. Os dois estiveram no clube inglês no começo do período milionário do clube, comandado por Roman Abramovich, mas não deixaram saudades por Londres. Direta ou indiretamente, a frustração teve relação com Didier Drogba.

No caso de Hernán Crespo, foi a chegada do marfinense que diminuiu o espaço do argentino entre os titulares. O atual técnico são-paulino foi contratado em 2003 pelo clube inglês por 28 milhões de euros. Na primeira temporada na Inglaterra, marcou 12 em 31 jogos e conviveu com lesões.

Para a temporada seguinte, a primeira de José Mourinho como treinador da equipe, o Chelsea foi atrás de Didier Drogba, à época no Olympique de Marselha, da França. A negociação com o marfinense acontecia ao mesmo tempo que o clube inglês conversava com o Milan para emprestar Crespo para o clube italiano. Ambos os negócios foram concretizados.

Acostumado com o futebol italiano, já que havia jogado no Parma e na Inter de Milão, Crespo marcou 17 gols em 40 jogos pelo Milan. Ao fim do empréstimo, Mourinho solicitou que o argentino voltasse ao Chelsea porque desejava uma concorrência para Drobga no ataque.

Drogba e Crespo estiveram juntos em campo por 31 vezes na temporada 2005/06, a única em que atuaram juntos. Depois de marcar 13 gols em 42 jogos e ser campeão inglês, o argentino pediu para ser emprestado novamente para o Milan. O Chelsea, no entanto, fechou uma cessão de dois anos com a Inter de Milão, encerrando a passagem do atual técnico do São Paulo pela Inglaterra.

Drogba x Felipão

Felipão orienta Drogba durante partida do Chelsea - Phil Cole/Getty Images - Phil Cole/Getty Images
Imagem: Phil Cole/Getty Images

A interferência de Drogba na passagem de Felipão pelo Chelsea teria sido mais direta. O treinador foi contratado em 2008 depois de um ótimo trabalho com a seleção de Portugal, finalista da Eurocopa de 2004 e semifinalista da Copa do Mundo de 2006. O relacionamento com o elenco do clube inglês, no entanto, teria sido decisivo para que o brasileiro fosse demitido apenas sete meses depois de sua chegada.

Em mais de uma entrevista, Felipão citou problemas de relacionamento com Drogba no período em que esteve no Chelsea. Em uma delas, em 2012, à "ESPN", o treinador disse ter proibido que o marfinense viajasse à França para se tratar de um problema no joelho.

"O Chelsea tem todas as condições que você imaginar no mundo para recuperação. Nada é igual. Mas jogadores a todo momento queriam fazer cirurgia no Brasil, na Alemanha, nos EUA. Acertamos tudo com os médicos, mas o Drogba entendeu que queria fazer uma recuperação em Cannes, no verão. E eu com cara de bobo. E aí começaram as confusões. Os médicos ficaram receosos de falar, então eu falei", disse.

Em abril deste ano, mais uma vez à "ESPN", Felipão afirmou ter se sentido traído por Anelka e Drobga. O treinador disse ter pedido para que um dos dois exercesse uma função de marcação, mas ambos recusaram.

Já Drogba culpa o técnico brasileiro pela relação ruim. Em sua biografia, revelada pelo jornal inglês "Daily Mail", o marfinense afirma ter escutado de Felipão que ele nunca mais jogaria pelo Chelsea sob seu comando. A ideia de Felipão, segundo Drogba, era contratar Adriano, que à época estava emprestado ao São Paulo pela Inter de Milão.

"Quando deixei a reunião com Scolari, a primeira coisa que eu fiz foi ligar para o senhor Abramovich e explicar a situação", relatou Drogba, que disse ter ouvido do magnata que ele não iria deixar o time. Felipão foi demitido meses depois.