Topo

Messi é apresentado como novo jogador do PSG: 'Felicidade enorme'

Gustavo Setti e João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo e Colaboração para o UOL, em Paris

11/08/2021 06h19

Um dia após ser anunciado como reforço do PSG, Lionel Messi foi apresentado oficialmente, hoje, no clube francês. Em suas primeiras palavras antes da entrevista coletiva, o argentino falou que sente uma "felicidade enorme" ao chegar na nova equipe.

"Minha saída do Barcelona foi dura, pois foram muitos anos e é difícil mudar depois de tanto tempo. Mas quando cheguei em Paris, senti uma felicidade enorme. Quero começar a treinar, que essa apresentação toda passe logo. Estou muito feliz. Estou desfrutando muito desde que cheguei. Agora é pensar em treinar, me encontrar com os companheiros, com o treinador e começar essa nova etapa", disse Messi.

"Quero agradecer ao presidente, ao Leonardo, a todos que me trataram muito bem. Desde o primeiro dia, quando saiu o comunicado do Barcelona, tudo aconteceu de forma muito rápida. Chegar ao acordo não era algo fácil. Então, devo agradecer muito o tratamento dado. Estou muito feliz, muito emocionado, com vontade de jogar e sede de continuar ganhando. É um clube que tem ambição. Estou vendo isso no corpo técnico, o time parece preparado para lutar por todos os títulos. E esse é meu objetivo também. Espero que nós, juntos, possamos chegar a esse objetivo", acrescentou o jogador.

Na coletiva, Messi foi questionado se já tem previsão para estrear pelo PSG.

Não sei. Estava de férias, estava um mês parado. Ontem falei com o treinador. Acho que vou ter que fazer uma pré-temporada sozinho, treinar para poder jogar. Mas não sei, não posso passar uma data. É treinar e quando a comissão técnica disser que está bem, vamos para o jogo. A vontade existe.

O novo camisa 30 do clube francês também explicou o que o motivou a escolher o PSG como novo destino. "Obviamente, todo o vestiário, a comissão técnica, influenciou muito. Quando começaram as conversas e vimos que era possível, a primeira coisa foi falar com ele (o técnico Mauricio Pochettino). Conheço ele há muito tempo, pois somos argentinos, isso facilita as coisas. E vou repetir, obviamente a comissão e o plantel que tem o Paris pesou muito para eu eleger este clube."

Veja outras declarações de Messi na entrevista coletiva:

Jogar com Neymar e Mbappé

"Para mim, será uma felicidade gigantesca, poder dividir o dia a dia com jogadores fenomenais, pessoas incríveis. E minha vontade é começar logo a treinar, a competir. Farei isso com os melhores. Isso certamente é maravilhoso. Será maravilhoso viver o dia a dia e aproveitar a companhia deles."

Saída do Barcelona

Claro, tudo que aconteceu na última semana para mim foi muito difícil por um lado, emocionante por outro. Não deixo para trás tudo que vivi no Barcelona. Tudo não some de um dia para o outro. Mas estou muito feliz por estar aqui, começar essa nova etapa. E agradeço à minha família por estar comigo. E minha semana foi de altos e baixos, muitos sentimentos. A gente foi assimilando isso da maneira possível.

Tem receita para ganhar a Champions?

"Não é fácil. Às vezes, um time excelente, o melhor do mundo, pode não ganhar. Isso é futebol, detalhes podem te deixar fora de um torneio. A Champions é muito difícil, o PSG sabe disso. Tinha um time excelente e não conseguiu conquistar. É a competição onde os grandes se encontram. Qual a receita? Não sei. Um grupo forte e unido é fundamental, e sei que no PSG tem isso. E tem que ter um pouco de sorte no futebol. E ela precisa ser conquistada, precisa estar do nosso lado. Mas nem sempre o melhor time ganha, muitos não ganharam. E por isso a Champions é um torneio tão gostoso de assistir."

O que acha do elenco?

"É um time praticamente pronto, foram feitas contratações para a temporada. O PSG esteve perto de vencer a Champions em outras oportunidades. E estou aqui para ajudar, dar o melhor, com muita vontade, sede de jogo. Nunca tive tanta vontade de jogar. Tenho o objetivo, quero uma Champions, e estou no lugar para ter uma chance desse título."

E o vestiário, como fica?

"Tenho certeza que a relação no vestiário será das melhores, vendo os jogadores que tem no time. Isso mostra que temos chance, que o objetivo pode ser alcançado em Paris. Nós jogadores buscamos os objetivos em cada time, e agora somando força, tomara que consigamos. Mas claro que foi bom. Ney, Di María, Paredes, são amigos, jogadores que já conheço. Tive contato, conversamos. Eles fizeram muito para que eu escolhesse esse clube."

Saiu da zona de conforto

Obviamente que mudei muito, os anos se passaram. Mudei como pessoa, como jogador, muita experiência, vivi coisas boas e ruins. Mas como pessoa e jogador, meu crescimento foi muito grande. Tenho a mesma vontade, desejo de ganhar. Essa paixão trago desde criança. Quero dar o melhor de mim, como sempre fiz atrás dos objetivos.

Messi preparado

"Quando falei com Leonardo a única coisa que disse a ele é que esperava que minha família pudesse ficar bem, se adaptar rapidamente à cidade, a Paris. Estou cheio de vontade de jogar. Isso é futebol, e futebol é a mesma coisa no mundo todo. Estou cheio de amigos no vestiário que vão facilitar meu entrosamento aqui. E é enorme a minha vontade de começar essa aventura, conhecer todos os meus colegas de trabalho, ter um contato saudável com eles, dividir alegrias. Estou preparado em todos os níveis, pessoal, com a família, mas também profissional. Vou dar tudo de mim nessa cidade especial que é Paris. Estamos muito tranquilos, muito felizes."