Topo

Apresentação de Messi no PSG fura protocolo contra covid e tem confusão

Gustavo Setti e João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo e Colaboração para o UOL, em Paris

11/08/2021 08h45

A apresentação de Lionel Messi no PSG contou com a presença de cerca de 1500 torcedores, de acordo com números da polícia local, do lado de fora do Parque dos Príncipes. Os fanáticos se apertaram para tentar ver o argentino em um pequeno palco armado pelo clube na frente do estádio. No fim, teve aglomeração e até confusão.

Com mais de 50% do país com vacinação completa contra a covid-19, a França recorre ao Green Pass, um QR code que comprova a imunização. Há fiscalização em eventos, restaurantes e lugares privados em geral. Porém, não houve controle na apresentação de Messi. A outra alternativa era o uso da máscara, mas uma parte dos presentes também não utilizou o equipamento de proteção.

Na disputa por espaço para ter uma melhor visão de Messi, alguns torcedores chegaram a brigar, com direito a troca de socos, o que gerou correria pouco depois que Messi acenou para os fanáticos. Muitas pessoas optaram por ir embora.

Segundo a polícia francesa, um torcedor acendeu um fogo de artifício que passou de raspão por uma mulher. Outros torcedores se incomodaram e foram tirar satisfação com o homem. Alguns policiais se aproximaram e houve confronto entre fanáticos e polícia, mas a confusão foi contornada com rapidez.

Em meio a tudo isso, a loja do PSG no arredor do Parque dos Príncipes amanheceu fechada, porque o clube estava trabalhando nas impressões da camisa de Messi. A abertura ocorreu por volta das 13h30 (8h30 de Brasília) e logo uma longa fila se formou.

Fila loja PSG - João Henrique Marques/UOL - João Henrique Marques/UOL
Fila se formou após abertura da loja do PSG do lado de fora do Parque dos Príncipes
Imagem: João Henrique Marques/UOL