Topo

Corinthians

Sylvinho planeja Corinthians com Cantillo de 1º volante ao lado de reforços

O volante Cantillo tem sido presença quase constante com Sylvinho no Corinthians  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
O volante Cantillo tem sido presença quase constante com Sylvinho no Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

10/08/2021 04h00

Desde que implementou o sistema com três volantes no Corinthians, o técnico Sylvinho passou a ter o colombiano Cantillo como referência no meio de campo. A característica do passe longo e o posicionamento mais recuado são algumas das marcas do volante nesta temporada. Com a chegada de Giuliano e Renato Augusto, a comissão técnica repensa o esquema tático e não deve abrir mão do camisa 24.

Mesmo não tendo características de marcação e desarme, como Gabriel, Roni e Xavier, o técnico Sylvinho vê Cantillo como o primeiro volante do Corinthians. Em sua mais recente entrevista coletiva, o comandante do Timão explicou que não imagina o colombiano atuando em outra faixa do campo que não seja mais próximo dos zagueiros e laterais, diferentemente de outros atletas da posição.

"O Gabriel pode fazer o primeiro volante, pode fazer um meio-campista, e o Renato igual. O Giuliano pode jogar em qualquer um dos dois lados. Temos o Vitinho, temos o Cantillo, que na verdade é o primeiro meio-campista nosso. A gente o tem como primeiro volante. Não entendo que ele pode jogar em um plano mais avançado, mas os demais atletas podem ocupar duas ou três funções de meio-campo", explicou Sylvinho após o clássico contra o Santos.

Até aqui, dos 17 jogos do treinador no comando do Corinthians, Cantillo foi utilizado em 15 deles e é um dos jogadores preferidos de Sylvinho no elenco. O colombiano apenas não jogou contra o Atlético-GO, pela Copa do Brasil, e contra o Santos, no último domingo (8). No clássico, no entanto, o volante foi baixa por estar machucado.

Na Vila Belmiro, o Corinthians contou com a estreia de Giuliano, que atuou pela direita, auxiliando Fagner e Gustavo Mosquito nas jogadas pelas beiradas do campo. Como ainda há Renato Augusto para entrar no time —o que provavelmente deve acontecer no próximo fim de semana—, a tendência é de que o reforço seja escalado mais perto de Adson, pelo lado esquerdo.

Neste cenário, a tendência é que Sylvinho mude o esquema tático da equipe, deixe de atuar com 4-3-2-1 e dê preferência para o 4-1-4-1, como já aconteceu na Vila Belmiro. O colombiano Cantillo agora passa a brigar por vaga no time com Roni e Gabriel, outrora seus parceiros de meio de campo, e deve atuar na proteção do sistema defensivo, dando sustentação para as subidas de Renato Augusto e Giuliano.

O próximo jogo do Corinthians na temporada é contra o Ceará, domingo (15), na Neo Química Arena, e deve marcar a reestreia do camisa 8 pelo Alvinegro. Como Cantillo ainda está sob os cuidados do departamento médico, o volante é dúvida ao longo da semana, mas caso tenha condições de entrar em campo é o favorito para atuar ao lado dos reforços.

Corinthians