Topo

É oficial! PSG anuncia a contratação de Lionel Messi

Messi é apresentado como reforço do PSG  - Divulgação/PSG
Messi é apresentado como reforço do PSG Imagem: Divulgação/PSG

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris

10/08/2021 17h17

Lionel Messi vai jogar no Paris Saint-Germain. O clube de Paris anunciou, hoje, a contratação do argentino, que deixou o Barcelona recentemente. Messi usará a camisa 30 no PSG. A apresentação e a primeira entrevista coletiva do jogador devem ser realizadas amanhã. O craque assinou com o clube francês por duas temporadas, com uma adicional.

"Estou impaciente por começar um novo capítulo da minha carreira em Paris", disse o jogador em suas primeiras palavras como atleta do PSG.

O PSG não divulgou os valores do negócio. Segundo informações do jornalista Fabrizio Romano, Messi receberá um salário de cerca de 35 milhões de euros (R$ 215,5 milhões) por temporada.

No novo clube, Lionel Messi usará a camisa 30, primeiro número que usou quando estreou como jogador profissional do Barcelona na metade dos anos 2000.

O argentino viajou de Barcelona a Paris nesta terça-feira para assinar com o PSG. Após desembarcar no Aeroporto de Le Bourget, Messi vestiu uma camiseta estampada com um lema do clube francês: "Isso é Paris". Ele acenou para os torcedores que o aguardavam no aeroporto. Desde ontem, torcedores do PSG também se aglomeram nos arredores do Parque dos Príncipes e em lojas do time de Paris.

Depois de deixar o aeroporto, o atacante compareceu ao Hospital Americano, em Paris, onde realizou exames médicos. Na sequência, o jogador foi ao Royal Monceau Hotel, onde novamente acenou para torcedores.

Mais tarde, Messi chegou ao estádio do PSG, o Parque dos Príncipes. Torcedores do clube se aglomeraram quando uma van estacionou ao lado de uma das entradas do estádio. Houve correria e gritos com o nome de Messi.

Reencontro com Neymar

Messi Neymar - Don EMMERT / AFP - Don EMMERT / AFP
Imagem: Don EMMERT / AFP

No PSG, Messi voltará a jogar no mesmo time de Neymar após quatro anos. Os dois foram companheiros no Barcelona entre 2013 e 2017. O argentino e o brasileiro formaram o ataque MSN no Barça ao lado do uruguaio Luis Suárez.

Juntos, Messi e Neymar conquistaram uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, dois Campeonatos Espanhóis, três Copas do Rei e uma Supercopa da Espanha.

Saída do Barça

O Barcelona anunciou, na última quinta-feira, a saída de Messi, que estava sem contrato desde o fim da última temporada. Segundo o comunicado divulgado pelo Barça, o argentino havia chegado a um acordo para um novo vínculo, mas o contrato não pôde ser assinado devido "a obstáculos econômicos e estruturais".

O clube espanhol vinha buscando reduzir a folha salarial para não ultrapassar o fair play financeiro imposto pela La Liga. Desta forma, conseguiria formalizar a permanência de Messi, o que não ocorreu.

Choro em despedida

Messi choro - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Messi se emocionou em despedida no Barcelona
Imagem: Albert Gea/Reuters

Messi se despediu oficialmente do Barça no último domingo. O argentino concedeu entrevista coletiva no Camp Nou, se emocionou assim que começou a falar e disse que "não estava preparado" para receber a notícia de que não era possível uma renovação.

"Não sei se vou conseguir falar. Nos últimos dias estive pensando e me perguntando o que poderia dizer. Eu estava bloqueado, ainda estou agora. Isso é muito difícil para mim depois de uma vida inteira. Eu não estava preparado. No ano passado, quando estourou a bagunça do burofax, eu sabia o que tinha a dizer. Mas este ano não. Estávamos convencidos de que íamos continuar aqui, em casa, era o que o que mais queríamos, sobretudo pela vida que tínhamos em Barcelona", iniciou Messi.

"Tivemos momentos muito bons e outros ruins, mas o carinho sempre foi o mesmo. Senti o reconhecimento e o amor. Espero poder retribuir em algum momento, para contribuir com algo e continuar dando o melhor. Tenho certeza que esqueci muitas coisas. Isso é o que posso dizer, não estou em condições", completou.