Topo

ANÁLISE

Coutinho: "Declaração de Daniel Alves é típica de pessoa mimada"

Do UOL, em São Paulo

08/08/2021 11h00

Daniel Alves causou polêmica após ajudar a seleção olímpica do Brasil a conquistar a medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio. Em entrevista ao UOL Esporte, o lateral, de 38 anos, criticou o São Paulo e afirmou que "o clube falhou muitas vezes" com ele.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabela Labate, Renato Maurício Prado, Rodrigo Coutinho e Rodolfo Rodrigues - os comentaristas analisaram as declarações de Daniel Alves e como elas podem impactar na relação entre o jogador e o clube.

Coutinho criticou o lateral. "A partir do momento em que ele diz 'nunca expus o São Paulo' e fala tudo isso, automaticamente já está expondo. O Daniel Alves é um cara que eu respeito muito no futebol. É um grande jogador e tem muita qualidade, mas sempre teve um comportamento no mínimo controverso. É um homem de 38 anos mimado. É a típica declaração de uma pessoa mimada. Parece um adolescente quando é criticado por alguma coisa", disse.

Renato chamou a atenção para a forma como o São Paulo deve lidar com este assunto delicado. "Estou curioso para ver como o São Paulo vai fazer com o Daniel Alves, que chega agora com uma medalha de ouro, uma marra do tamanho de um bonde e falando umas bobagens em relação ao clube. Será que o Crespo vai escalá-lo para jogar contra o Palmeiras? Essa é uma grande dúvida que eu tenho. Tecnicamente, seria correto se o escalasse. Agora, depois de tudo o que ele falou, não sei nem se vai ter clima para continuar no São Paulo", comentou.

Para Coutinho, nem mesmo o fato de o São Paulo dever um valor elevado para Daniel Alves significa que o jogador esteja livre de críticas, principalmente por deixar a equipe de lado em um momento decisivo na temporada. "Posso respeitar a decisão dele, mas criticar. Ninguém é livre de ser criticado. Ele vai impedir o torcedor do São Paulo, que é o clube que paga o salário dele, e se está atrasado pouco importa nesse caso, de não gostar de ele disputar a Olimpíada assim como ele tem todo o direito de ir disputá-la. Muita gente acha que foi um ato de desvalorização ao clube. Vamos ver como vai ficar esse clima. Jogador de futebol, por maior que seja, nunca pode se colocar acima do clube", afirmou.

Já Rodrigues vê os dois lados da discussão com certa razão nas cobranças. "Qualquer jogador que esteja com salário atrasado tem direito de criticar. O Daniel Alves tem um salário alto e não tem que expor agora uma situação dessas depois de participar da Olimpíada e deixar o time na mão em uma reta importante da Libertadores e falar desse jeito. Ao mesmo tempo, se estão devendo, ele tem direito de reclamar. Pensando em Libertadores e Copa do Brasil, a presença do Daniel Alves é muito importante. O São Paulo não tem um jogador à altura ali na lateral direita. Não tem como abrir mão dele", analisou.

Renato acha que, apesar das declarações fortes do jogador, o São Paulo não deve puni-lo. "O Daniel Alves mostrou que não sabe ganhar. Era para ele ter falado só da seleção, do ouro, da realização dele de conquistar um título que não tinha ainda, e dizer o contrário para o São Paulo: 'tô chegando aí para essa disputa da Libertadores, quero jogar'. Se ele dissesse isso, a torcida do São Paulo já tinha esquecido tudo e até o perdoado por não ter ficado para jogar Libertadores e Copa do Brasil. Ele é um jogador importantíssimo nesse time. Era hora de fazer isso, mas deixa o lado mesquinho, pequeno, de falar essas bobagens. Criou um clima ruim. O Crespo terá que ser muito hábil para tratar essa história. Vai ter que ter muita habilidade para contornar uma coisa que simplesmente não precisava existir. Acho que vão passar a mão na cabeça dele porque o São Paulo precisa dele", concluiu.