Topo

Grêmio vive dia frenético com negociações e mexe em elenco inchado

Pedro H. Tesch/Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/08/2021 04h00

Léo Chú no Seattle Sounders, a apresentação oficial de Miguel Borja, o Atlanta United desistindo de Ferreira e César Pinares com um pé na Turquia. A quinta-feira (5) do Grêmio foi intensa e é vista internamente como prenúncio de mais novidades no mercado da bola. Todas as movimentações convergem para a ideia que Felipão revelou no início da semana: é hora mexer no elenco.

Em crise e com apenas sete pontos no Campeonato Brasileiro, o Grêmio chegou ao diagnóstico de que precisa contratar. Mudar o time. Alterar o elenco. E as saídas ajudam com dinheiro aos cofres e espaço no vestiário.

Reduzir o elenco já havia sido um pedido de Felipão aos dirigentes do Grêmio, antes mesmo de assumir o time. Na apresentação oficial, o treinador comentou publicamente que tinha essa ideia. O plano segue em execução.

A saída de Léo Chú, meia-atacante revelado na base, é um exemplo. O negócio vai render cerca de 2,25 milhões de dólares (R$ 11,7 milhões na cotação atual) ao Grêmio. E na leitura da diretoria e comissão técnica, se torna bom por atender ao interesse do jogador, de ficar mais tempo em campo, e dar espaço para outros nomes. O clube gaúcho ainda vai permanecer com 20% de uma eventual transferência do atleta.

Pinares, contratado no ano passado em negócio com a Universidad Católica-CHI, é outro caso. O meia-atacante está sendo liberado para o Altay Spor, da Turquia. O clube turco vai pagar um valor, ainda não revelado, e 80% da quantia fica nos cofres do Grêmio.

Ferreira, que havia motivado comunicado oficial do Atlanta United ao Grêmio, sobre pagamento da multa rescisória de 8 milhões de euros (R$ 49 milhões), protagonizou uma reviravolta. Ao longo da quinta-feira, a ida dele para os Estados Unidos foi abortada. Os dirigentes, no início da tarde, passaram a temer pela "queda" do negócio.

"Como em qualquer empresa e qualquer grupo, existem interesses. E estamos trabalhando para que alguns interesses sejam canalizados para o nosso Grêmio. Se não for assim, não vamos aceitar. Vamos deixar de lado e focalizar com todos que quiserem permanecer nesse ambiente maravilhoso. Estamos em dificuldade e temos que ser sabedores para trabalhar entre todos para sair dessa situação. Agora, interesses outros, quando chegarem na minha mão, eu vou decidir. Vou decidir pelo Grêmio. Sou do Grêmio, gosto do Grêmio. O que eu puder fazer pelo Grêmio, eu faço. Se não for assim, temos que tomar decisões", disse Felipão na última terça-feira (3), ao falar sobre a saída de Ferreira.

O Grêmio apresentou Miguel Borja, emprestado pelo Palmeiras, e pretende contratar mais dois jogadores. O dinheiro da multa rescisória de Ferreira era apontado como fonte para os investimentos, mas a ideia de buscar reforços permanece.

A equipe comandada por Felipão volta a campo diante da Chapecoense, na segunda-feira (9), em Porto Alegre, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.