Topo

Corinthians

Destaques na Vila, Piton e Raul Gustavo 'somem' no Corinthians de Sylvinho

Raul Gustavo comemora gol contra a Inter de Limeira, pelo Paulistão - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Raul Gustavo comemora gol contra a Inter de Limeira, pelo Paulistão Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

06/08/2021 04h00

No Campeonato Paulista deste ano, o Corinthians conseguiu vencer o Santos, na Vila Belmiro, por 2 a 0, e quebrou um jejum de dez jogos seguidos sem vencer o rival atuando fora de casa. Naquela ocasião, os destaques do Alvinegro foram Raul Gustavo e Lucas Piton, no que parecia um prenúncio de boas notícias para a temporada. Quatro meses depois, a dupla perdeu espaço com a chegada do técnico Sylvinho e sequer está cotada para entrar em campo no clássico do próximo domingo (8).

Com a saída de Mancini e a contratação de Sylvinho, o Corinthians passou a priorizar a experiência e a solidez do sistema defensivo. Neste cenário, Fábio Santos retomou a titularidade e colocou Piton, 20, no banco. Já o zagueiro Raul Gustavo, 22, como joga pelo lado esquerdo do campo, acabou perdendo espaço para Gil, que atua na mesma posição e recuperou a boa forma.

Do início do Campeonato Brasileiro para cá, a dupla da base praticamente não foi mais utilizada. No início da passagem de Sylvinho, Piton foi titular nos quatro primeiros jogos, mas, após a eliminação corintiana da Copa do Brasil, foi sacado do time, com seu setor se mostrando vulnerável. Dali em diante, jogou apenas uma vez, contra o Fluminense, na sétima rodada.

O 'sumiço' de Raul Gustavo é ainda maior. O zagueiro, destaque do Corinthians na reta final do Campeonato Paulista, atuou como titular apenas na estreia de Sylvinho no Alvinegro —derrota para o Atlético-GO, na Neo Química Arena. Dali em diante, viu João Victor e Gil se firmarem na linha de zaga e nunca mais foi utilizado pelo comandante.

A dupla é jovem e tem mercado no futebol europeu . Eles podem até ser negociados nesta janela de transferências caso o Corinthians receba alguma proposta interessante. No passado, o Independiente del Valle, do Equador, tentou contratar Raul Gustavo por empréstimo, mas a proposta foi negada pela diretoria do Timão.

Lucas Piton é bisneto de italianos e possui dupla cidadania. Vez ou outra, o nome do jogador é especulado em algum clube daquele país, mas até agora o Corinthians não recebeu nada de concreto pelo jogador por enquanto.

Corinthians