Topo

Grêmio: time dos EUA não paga multa e desfaz acordo por Ferreira

Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

05/08/2021 18h07

Ferreira não vai mais trocar o Grêmio pelo Atlanta United, dos Estados Unidos. Hoje (5), horas antes do final do prazo de inscrições na MLS (Major League Soccer), o estafe do meia-atacante informou ao clube gaúcho que o negócio foi desfeito. A diretoria gremista ainda busca detalhes sobre o motivo para a reviravolta, dois dias após comunicado oficial sobre pagamento da multa rescisória por parte da equipe dos Estados Unidos.

Aos 23 anos, Ferreira tem contrato com o Grêmio até o final de 2023. O vínculo tem multa rescisória de 8 milhões de euros (R$ 49,2 milhões na cotação atual).

A permanência de Ferreira já é considerada definitiva, por mais que o fuso horário ainda deixe prazo para uma operação financeira. O Atlanta United, que na terça-feira (3) enviou comunicado sobre pagamento da multa rescisória, não depositou o valor ao longo do dia. No meio da tarde, em Porto Alegre, o negócio passou a ser visto como em risco.

Horas depois, o estafe do jogador procurou o Grêmio e avisou que o clube dos Estados Unidos não vai avançar. Ainda existe dúvida no clube gaúcho sobre a razão para a queda do negócio. O empresário de Ferreira, Pablo Bueno, afirma que o jogador não quis deixar o Brasil. O Atlanta United foi procurado pelo UOL Esporte, mas até a publicação desta matéria não respondeu sobre as tratativas.

Vice-artilheiro do Grêmio na temporada, Ferreira adiciona o atual episódio a coleção de passagens polêmicas e tumultuadas em Porto Alegre. Em 2020, o jogador foi afastado em meio às divergências sobre renovação de contrato. O estafe do jogador chegou a entrar na Justiça contra o clube, pedindo rescisão unilateral. Depois de quatro meses fora dos treinos, ele topou assinar novo vínculo e foi reintegrado.

Agora, durante a possível saída para o Atlanta United, Ferreira não compareceu ao tratamento para lesão no joelho. A ausência foi revelada por Felipão, em entrevista coletiva, e pegou até a diretoria de surpresa.