Topo

Ex-São Paulo agrada a Jorge Jesus e ganha chance na Champions com o Benfica

Morato, zagueiro do Benfica - Gualter Fatia/Getty Images
Morato, zagueiro do Benfica Imagem: Gualter Fatia/Getty Images

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

04/08/2021 04h00

Depois de dois anos atuando pelo time B do Benfica, em Portugal, o zagueiro Morato se prepara para uma temporada diferente. Promessa das categorias de base do São Paulo, ele agradou ao técnico Jorge Jesus e agora faz parte do elenco principal da equipe portuguesa. O defensor está relacionado para a partida de hoje (4), contra o Spartak Moscou, pela Liga dos Campeões.

"O Jorge Jesus tem ajudado bastante na minha evolução. Além de ser muito exigente e trabalhar muito forte a questão tática, especialmente, ele nos dá confiança e liberdade para jogar. Não importa se você tem 17 ou 35 anos, vai jogar quem demonstrar em campo que merece", afirma Morato.

O zagueiro chegou ao São Paulo aos 14 anos e fez parte da mesma geração que revelou Gabriel Sara, Welington, Rodrigo Nestor e Diego Costa, todos integrantes do atual elenco são-paulino. Em setembro de 2019, porém, ele foi negociado com o Benfica por 6 milhões de euros (R$ 27 milhões, na cotação da época).

Morato, durante a Copinha de 2019 pelo São Paulo - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Morato, durante a Copinha de 2019 pelo São Paulo
Imagem: Reprodução/Twitter

As chances na equipe principal do Benfica começaram no final da temporada passada. Com a equipe fora da briga pelo título, Jorge Jesus decidiu escalar Morato como titular nas últimas duas partidas da equipe, contra o Vitória Guimarães, pelo Campeonato Português, e diante do Braga, pela final da Taça de Portugal. Ele compôs o trio de zaga com Otamendi e Verthongen.

As exibições agradaram, e o zagueiro de 20 anos foi efetivado no elenco principal desde o início da pré-temporada. "Estou buscando meu espaço, de treino em treino. Me sinto preparado para aproveitar as oportunidades quando elas surgirem".

A primeira oportunidade talvez surja no torneio mais importante da Europa. Relacionado contra o Spartk, Morato torce por alguns minutos em campo na Liga dos Campeões.

"Estou muito feliz. Mostra que estou no caminho certo, ganhando a confiança do treinador e quem sabe eu não possa ganhar uns minutos já na estreia. Tenho que desfrutar e aproveitar esse momento para buscar objetivos maiores", completou.