Topo

Palmeiras vive jejum de atacantes titulares há 5 jogos, e Deyverson, há 8

Deyverson disputa lance com Manoel em Palmeiras x Fluminense pelo Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Deyverson disputa lance com Manoel em Palmeiras x Fluminense pelo Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Diego Iwata Lima

De São Paulo

03/08/2021 04h00

Às vésperas de duelos pela ponta do Campeonato Brasileiro (Fortaleza e Atlético-MG) e por uma vaga na semifinal da Libertadores, o Palmeiras vive uma seca de gols de seus atacantes titulares. Há cinco partidas, nenhum atacante de ofício escalado como titular por Abel Ferreira balança a rede.

O último a conseguir tal feito foi Breno Lopes. O ponta fez o terceiro do Palmeiras na vitória por 3 a 2 sobre o Santos, no Allianz Parque, há cinco jogos. Desde então, nenhum atacante que estava em campo quando os jogos começaram conseguiu anotar nas partidas do time.

Chama mais atenção o caso de Deyverson. O camisa 16, que herdou a camisa 9 na Copa Libertadores, já não vai às redes há oito partidas. Deyverson passou o mês de julho em branco. Seu último gol aconteceu em 30 de junho, na vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, no Beira-Rio. Nestes oito jogos, Deyverson só não foi titular na vitória por 2 a 0 sobre 0 Grêmio —Rony começou o jogo.

O Palmeiras fez seis gols desde o jogo contra o Santos. O meia Raphael Veiga, que tem aparecido como falso ponta-direita, Marcos Rocha e Scarpa anotaram uma vez cada. Manoel, do Fluminense, e Eder, do Sport, fizeram contra para o Palmeiras. E Breno Lopes novamente, mas vindo do banco, contra o Atlético-GO, fizeram os gols alviverdes.

Nesse ínterim, foram titulares, além de Deyverson e Breno Lopes, Rony, Wesley Dudu e Willian - além de Veiga, improvisado.

Treinador terá todos os atacantes à disposição para decisões

Já excluindo Borja da análise, prestes a ser oficializado no Grêmio, Abel Ferreira chegará para os jogos decisivos com seus oito atacantes remanescentes integralmente à disposição.

Da lista, os que ainda não estão 100% são Luiz Adriano, que recupera-se de edema no joelho esquerdo, e Rony, lesão na coxa direita. Veron, que estava fora desde abril, está de volta e tem entrado no decorrer dos jogos. E o recém-chegado Dudu, poupado por dores no pé esquerdo diante do São Paulo no Brasileiro, também terá condições plenas de jogo já para enfrentar o Fortaleza, no sábado (7).