Topo

Santos

Rueda detalha "proposta irrecusável" para Kaio Jorge renovar no Santos

Kaio Jorge comemora gol marcado durante partida do Santos contra o Independiente, pela volta das oitavas da Sul-Americana 2021. - Ivan Storti/Santos FC
Kaio Jorge comemora gol marcado durante partida do Santos contra o Independiente, pela volta das oitavas da Sul-Americana 2021. Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Gabriela Brino

Colaboração para UOL, em Santos

02/08/2021 21h19

O presidente Andres Rueda revelou nesta noite (2), em reunião do Conselho Deliberativo do Santos, os detalhes da oferta de renovação ao atacante Kaio Jorge em janeiro, quando o garoto ainda estava em processo de acordo por um novo contrato.

Na ocasião, Kaio recusou a proposta do dirigente e meses depois assinou um pré-contrato com a Juventus, da Itália. O Peixe entrou em acordo com o clube italiano nesta tarde e oficializou a venda do Menino da Vila.

"Fiz uma proposta que entendi como irrecusável em janeiro. Propus 20% do passe para ele. Santos tinha 100%. Propus 20% ao jogador, 20% para o empresário e o Santos ficaria com 60%, além de um bom aumento e cláusula para o Santos vender com proposta mínima de 15 milhões de euros. Era o recado: 'Vamos renovar e fica bom para todo mundo". Jogador não aceitou, então obviamente o caminho estava desenhado. Não tínhamos o que fazer a não ser buscar propostas. Conseguimos proposta de um clube europeu (Benfica, de Portugal), interessante para o Santos dentro da nossa realidade de sair de graça em seis meses. Essa proposta foi segurada até o último instante e, quando fomos informados das duas propostas... Uma de nada e outra de 1 milhão de euros, mostramos a nossa proposta e que o jogador ajudasse como falou", disse Andres Rueda.

"Tivemos desencontros, precisamos agir firme e até utilizar a renovação automática bilateral assinada anteriormente. A razão do Santos era duvidosa na Fifa, advogados disseram que a chance era zero, outros diziam que era 60 a 40% a chance. Conseguimos as condições depois de árduas negociações, praticamente semelhantes a essa proposta. Valor X de euros, bônus factíveis. O primeiro bônus é a Juventus ir para a Champions League. Ficamos com 5% de mais valia e a prioridade no retorno ao Brasil pela compra ou empréstimo. Podem pensar que não adianta pois pedirá 1 milhão, mas essa prioridade vale. Espero que estejamos em melhor situação e, se não tivermos, isso tem valor caso ele queira ir para outro time. Esse time teria que pagar algo para a gente. Nenhum clube pode vir no Santos e fazer o que bem entender. No fim alcançamos o melhor para todos. Juventus fez excelente aquisição pagando menos e o Santos, dentro de não receber nada, vai ganhar alguma coisa", acrescentou.

A ideia inicial de Rueda era selar o destino do atacante com o Benfica, de Portugal, mas o empresário de Kaio Jorge, Giuliano Bertolucci, priorizou a vontade do jogador em atuar no futebol italiano e não deu continuidade na negociação com os portugueses.

A preferência do Santos era que o atacante fosse mantido no Peixe até o fim de seu vínculo, em dezembro deste ano, mas as partes chegaram a um acordo e o jovem atleta foi liberado nesta janela.

Kaio Jorge é deixou o Santos como vice artilheiro da equipe, atrás apenas de Marinho. Foram 83 jogos e 17 gols marcados. Com sua saída, Marcos Leonardo se tornou a principal opção do técnico Fernando Diniz.

Santos