Topo

Suspensão de trio vai forçar Abel a mudar estrutura de jogo do Palmeiras

Felipe Melo tenta desarmar Marquinhos, durante a partida entre São Paulo e Palmeiras - Miguel Schincariol/Getty Images
Felipe Melo tenta desarmar Marquinhos, durante a partida entre São Paulo e Palmeiras Imagem: Miguel Schincariol/Getty Images

Diego Iwata Lima

De São Paulo

01/08/2021 04h00

O Palmeiras não terá Felipe Melo, Danilo e Breno Lopes contra o Fortaleza, no próximo sábado, às 21h. Todos foram suspensos após receberem seus terceiros cartões amarelos, no jogo contra o São Paulo, no sábado (31), pelo Campeonato Brasileiro. Os dois primeiros vinham sendo titulares com frequência no time de Abel Ferreira. E suas ausências farão com que o técnico tenha de alterar a estrutura de jogo de seu time, que vinha funcionando bem.

Peça por peça, a saída de Felipe não deveria preocupar tanto Abel Ferreira, que deve ter a volta de Luan, seu preferido sempre que está em condição de jogo. Mas o Palmeiras tem uma saída mais qualificada com Felipe Melo, especialista em bolas longas que são uma boa opção para quem tem Deyverson como centroavante. Luan tem uma saída de jogo mais convencional, com a busca de passes rasteiros entre as linhas de marcação.

Se Luan, que já ficou no banco contra o São Paulo, ainda não puder jogar, ou se Abel decidir poupá-lo pensando na Libertadores, Abel talvez opte por escalar Renan como zagueiro, o que abriria espaço para Victor Luis voltar a ser titular na lateral esquerda. Victor deixou o time porque vinha falhando na marcação. Com ele em campo, o clube precisa prender um dos volantes com mais frequência, para melhor guarnecer o setor.

Já a ausência de Danilo muda a dinâmica do meio-campo e acaba expondo mais o time, se o escolhido para substituí-lo for Patrick de Paula. Ao contrário de Danilo, que tem características de marcador, Patrick é um jogador que gosta de chegar à frente, o que faria com que Zé Rafael, que marca menos, recuasse mais. Ao contrário de Zé, Patrick não é um jogador de condução de bola, mas de bolas enfiadas.

Em entrevista coletiva após a vitória (1 a 0) sobre a Universidad Católica (CHI), no último dia 21, que selou a ida do Palmeiras às quartas do torneio, Abel mencionou sua satisfação com a dupla formada por Zé Rafael e Danilo, quando apelou para que o Palmeiras não venda Danilo agora e disse que ambos faziam um "bom casamento". O que demonstra que a ausência do camisa 28 será sentida.