Topo

Atlético-GO busca empate e deixa o América-MG na zona de rebaixamento

Do UOL, em São Paulo

01/08/2021 22h24

Atlético-GO e América-MG empataram por 1 a 1, hoje (1º), no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO), pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um duelo bastante movimentado no começo, o time visitante saiu na frente no placar, com um gol de Ademir, mas levou o empate logo depois, com Baralhas.

O resultado deixou o Atlético-GO estagnado no meio da tabela do Brasileirão. A equipe rubro-negra, que vinha de vitória sobre o Santos na Vila Belmiro, chegou aos 19 pontos e ocupa a nona colocação.

O América-MG, por sua vez, vive um de seus piores momentos na competição. O Coelho não vence há cinco rodadas -três derrotas e dois empates- e está na zona de rebaixamento. Com 11 pontos, o time dirigido por Vagner Mancini está na 18ª colocação. Um triunfo em Goiânia teria afastado a equipe do Z-4.

Na próxima rodada, o Atlético-GO tentará a reação diante do Ceará, fora de casa, no próximo domingo (8). Antes disso, o time de Eduardo Barroca enfrenta o Athletico-PR pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ida, na Arena da Baixada, o Furacão ganhou por 2 a 1. O América-MG, que está há um mês sem vencer, tentará acabar com o jejum contra o Fluminense, no Estádio Independência, no mesmo dia.

O retorno do goleador

O atacante Ademir fez apenas sua sétima partida no Brasileirão e não era titular há 40 dias por causa de uma lesão. E logo no começo da partida contra o Atlético-GO já mostrou o quanto faz falta ao Coelho. Bem posicionado, ele arrematou para o gol e abriu o placar aos 12 minutos após receber cruzamento da esquerda de Fabrício.

Como de costume, atuando mais pelo lado direito, Ademir voltou a criar uma grande oportunidade para o América-MG ampliar a vantagem. Ele avançou com liberdade pela ponta e cruzou para o meio da área. Felipe Azevedo subiu livre de marcação e mandou de cabeça para o gol, mas a bola bateu no travessão. O rebote foi rechaçado pela defesa goiana.

Dragão usa seu maior recurso

A boa campanha do Atlético-GO tem sido desenhada em grande parte pela velocidade e movimentação de seus atacantes. E foi dessa maneira que o time rubro-negro chegou à igualdade aos 20 minutos. Baralhas foi lançado pelo lado direito da área. Sem possibilidade de fazer o cruzamento, ele arriscou um chute sem ângulo que entrou no canto esquerdo, sem chance de defesa para Matheus Cavichioli.

Times caem no marasmo

Depois de um começo de jogo bem movimentado, Atlético-GO e América-MG passaram os últimos 20 minutos do primeiro tempo fazendo um duelo burocrático. Nesse tempo, o Dragão se arriscou mais ao ataque, mas só conseguiu produzir um belo cruzamento de escanteio que quase terminou com um gol olímpico. Do outro lado, o Coelho tentou um chute a gol, com Ademir, que saiu pela linha de fundo.

VAR anula pintura do Dragão

O começo do segundo tempo foi promissor para o Atlético-GO. A equipe de Eduardo Barroca marcou um golaço em uma jogada rápida de transição. Porém, ele foi anulado após checagem do VAR. Baralhas arrancou pelo meio e mandou a bola para André Luís. Ele tabelou com Zé Roberto, recebeu a bola em um passe de calcanhar e tocou para o gol. No entanto, a posição de Zé Roberto era de impedimento.

Janderson perde a chance do jogo

Dez minutos depois de ter um gol anulado, o Atlético-GO deu a entender que não iria desistir de buscar a vitória. E quase chegou ao segundo gol em uma nova jogada de velocidade. Dessa vez, o lateral Dudu foi lançado pela direita e cruzou para a área. Zé Roberto pegou mal na hora do chute, e a bola sobrou para Janderson. O atacante girou e chutou por cima do gol.

O final é do Coelho

Precisando da vitória para escapar da zona de rebaixamento, o América-MG teve duas grandes oportunidades no fim do jogo para sair de Goiânia com os três pontos. Na primeira delas, aos 44 minutos, Geovane foi lançado, aproveitou falha da defesa, ganhou na corrida e chutou rasteiro. Mas o goleiro Kozlinski fez grande defesa. Três minutos depois, Chrigor cabeceou no travessão e, no rebote, o estreante Patric chutou em cima do goleiro do Dragão, que segurou a igualdade.

Ficha técnica

ATLÉTICO-GO 1 x 1 AMÉRICA-MG
Motivo:
14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 1º de agosto de 2021 (domingo)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO)
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes (SP) e Luiz Alberto Andrini (SP)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Cartões amarelos: Baralhas, Toró André Luís (Atlético-GO)
Gols: Ademir, aos 12min do primeiro tempo (América-MG); Baralhas, aos 20min do primeiro tempo (Atlético-GO)

Atlético-GO: Maurício Kozlinski; Dudu (Arnaldo), Wanderson, Éder, Natanael; Willian Maranhão, Baralhas, Arthur Gomes (Toró); André Luís (João Paulo), Zé Roberto (Lucão), Janderson (Ronald). Técnico: Eduardo Barroca

América-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva, Alan Ruschel; Ramon (Juninho), Juninho Valoura (Chrigor), Alê; Felipe Azevedo (Rodolfo), Fabrício (Geovane), Ademir (Marcelo Toscano). Técnico:Vagner Mancini