Topo

Palmeiras: Abel busca fim de gosto amargo em 1ª vitória contra o São Paulo

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em treino na Academia de Futebol - Cesar Greco
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Diego Iwata Lima

De São Paulo

31/07/2021 04h00

O São Paulo, que o Palmeiras enfrenta neste sábado (31), às 19h, no Morumbi, é a grande pedra no sapato de Abel Ferreira. Em oito meses de Brasil, o treinador português nunca venceu os rivais tricolores, em quatro partidas. Tem dois empates e duas derrotas. Mas uma das derrotas doeu mais e deixou um certo gosto amargo, não só pelo resultado.

No jogo que decidiu o Campeonato Paulista deste ano, em 23 de maio, Abel talvez tenha dado os únicos passos realmente em falso no nível pessoal e profissional desde sua chegada ao Palmeiras.

Naquela decisão, seu Palmeiras adotou uma proposta de jogo cautelosa ao extremo, que travou o time em campo já no empate sem gols do Allianz Parque. E num lance ainda no primeiro tempo do jogo da volta, no Morumbi, nervoso com uma falta, o treinador peitou o volante Liziero. E o Palmeiras perdeu o troféu e o jogo por 2 a 0.

Abel sentiu o golpe. Os dois golpes, aliás. Conforme o UOL publicou, o treinador procurou o volante para se desculpar dias depois. Não fez disso um caso de relações públicas, tampouco voltou a falar do assunto. Já no campo, começou ali a gradativamente buscar soluções que culminariam, entre outras coisas, na definitiva transformação de Scarpa em titular nos jogos mais importantes e na busca por um novo modelo de jogo, encontrado de vez com a chegada de Deyverson e o fim da escalação de três zagueiros de ofício.

Para vencer o São Paulo, a tendência é que Abel repita a escalação que pegou embalo e assumiu a ponta do Brasileiro, já há quatro rodadas, e garantiu vaga nas quartas de final da Libertadores justamente contra o São Paulo de Hernán Crespo.

Como se sabe, o jogo deste sábado é o primeiro de uma trilogia que o Alviverde tem contra o Tricolor neste mês —as quartas da Libertadores acontecem nos dias 10 e 17. Portanto, se tudo der certo para os palmeirenses, Abel pode ter um histórico contra o São Paulo amplamente favorável a ele. Ou, se tudo der errado, com ainda mais jogos de diferença para tirar. A corrida começa hoje.

Surpresas podem acontecer apenas no setor de ataque: Dudu?

Já sem Viña e ainda sem Jorge, em transição física, o treinador deve manter o zagueiro Renan pela lateral-esquerda. Com Luan ainda se recuperando de lesão na panturrilha esquerda, Felipe Melo deve seguir fazendo dupla com Gustavo Gómez.

Surpresas podem acontecer só mesmo no setor de ataque. Dudu vem acumulando minutos, e nos últimos três compromissos, passou de meia hora em campo. Wesley vem sendo titular pela esquerda, mas o maior poder de marcação de Breno Lopes pode pesar a seu favor na briga pela posição. Só Borja que ainda não poderá jogar, ainda que, ontem (30), tenha integralmente com os companheiros. O colombiano precisa aguardar até a abertura da janela internacional, a partir do mês de agosto.

SÃO PAULO X PALMEIRAS

Motivo: Campeonato Brasileiro

Local e Horário: Morumbi, 19h

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos de SP)

VAR: Victor Carmona Metestaine (SP)

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Bruno Alves, Miranda, Léo; Igor Vinícius (Orejuela), Rodrigo Nestor (Igor Gomes), Liziero, Gabriel Sara, Reinaldo; Rigoni e Marquinhos. Técnico: Hernán Crespo

PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Renan; Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Raphael Veiga, Deyverson e Wesley (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira