Topo

Série B - 2021

Bota e Vasco chegam para clássico inédito de cara nova em busca de reação

16.mai.2021: Ronald jogador do Botafogo disputa lance com Morato jogador do Vasco no Nilton Santos - Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF
16.mai.2021: Ronald jogador do Botafogo disputa lance com Morato jogador do Vasco no Nilton Santos Imagem: Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em São Paulo

31/07/2021 04h00

Botafogo e Vasco vão protagonizar neste sábado (31), às 21h, no estádio Nilton Santos, um clássico bastante diferente. Após quase cem anos de história do duelo, será a primeira vez que os rivais se enfrentarão pela Série B do Brasileirão — e, embalados por novos treinadores, os dois tentam decolar na briga pela tão sonhada volta à elite do futebol nacional.

O primeiro "Clássico da Amizade" aconteceu em 1923, com vitória por 3 a 1 do Vasco, em General Severiano. Desde então, foram 350 partidas.

E nenhum dos tradicionalíssimos times cariocas está em situação tranquila na Série B. O Vasco é hoje o sétimo colocado, com 22 pontos, três a menos que o Avaí, primeiro time dentro da zona de acesso. Já o Botafogo, com 19 pontos, está na 11ª posição e busca entrar de vez no "bolo" de equipes que estão brigando pelo G-4.

A boa notícia é que, de cara nova, ambos atravessam bom momento na competição. O Vasco não perde há seis rodadas, com três vitórias e três empates, mas mesmo assim teve uma troca recente de treinador: demitiu Marcelo Cabo e contratou Lisca. Na estreia do novo comandante, o Gigante da Colina goleou o Guarani por 4 a 1 na última rodada.

O Botafogo, por sua vez, tem duas vitórias em dois jogos sob o comando de Enderson Moreira, contratado após a demissão de Marcelo Chamusca. O time ainda não sofreu gols na Série B desde a estreia do novo treinador: bateu o Confiança por 1 a 0 e superou o CSA por 2 a 0.

Os dois times têm desfalques para o clássico: o Vasco não tem o lateral Zeca, suspenso, enquanto o Bota perdeu o volante Romildo por uma virose. Em compensação, Enderson terá a volta de suspensão do atacante Warley, enquanto o zagueiro Kanu volta a ficar à disposição após se recuperar de uma lesão muscular.

Ficha técnica

Botafogo x Vasco

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31/07/2021 (sábado)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil e Johnny Barros de Oliveira (SC)

Botafogo: Diego Loureiro; Daniel Borges, Lucas Mezenga, Gilvan e Guilherme; Barreto, Pedro Castro e Marco Antônio; Warley, Diego Gonçalves e Rafael Navarro. Técnico: Enderson Moreira

Vasco: Vanderlei; Léo Matos, Ernando, Leandro Castán e Matheus Nunes; Andrey, Rômulo e Marquinhos Gabriel; Léo Jabá, Morato (Gabriel Pec) e Germán Cano. Técnico: Lisca